O TEMA CONTEXTUAL “CULTURA E COMÉRCIO” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Matheus Moreira da SILVA
  • José Pedro Machado RIBEIRO UFG
  • Rogério FERREIRA UNB

Resumo

Esse artigo realiza reflexões por meio das experiências vivenciadas no curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás em 2017, sobre as relações comerciais no processo formativo indígena à luz da Etnomatemática no tema contextual “Cultura e Comércio” durante a etapa presencial dos estudantes indígenas de várias etnias. Os debates se fundamentaram sobre comércio e cultura presentes nas sociedades indígenas e na envolvente, que culminaram no desenvolvimento de uma pesquisa de cunho etnográfico. Foi realizado uma revisão da literatura em várias obras de Quijano (2000), D’Ambrosio (2006), Ribeiro (2006) e Barbieri (2014). Neste texto serão discutidos os diversos encontros ocorridos, em que houveram processos de trocas de conhecimentos e discussões sobre relações comerciais no qual, foi consolidando-se às aspirações de cada povo. À vista disso, essas reflexões à luz da Etnomatemática, possibilitaram uma maior interação e liberdade, aos povos indígenas, frente a determinados “padrões” e ações de comportamentos que ocorreram e ocorrem frente a cultura ocidental. Desta forma, proporcionaram aos estudantes indígenas conhecerem a realidade do outro, ou seja, uma troca de vivência, experiência e conhecimento em torno das relações comerciais.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

O TEMA CONTEXTUAL “CULTURA E COMÉRCIO” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 99–112, 2019. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8029.. Acesso em: 2 maio. 2025.