APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM UM CONTEXTO INTERCULTURAL: O OLHAR EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE SOCIAL VIRTUAL FACEBOOK
Palavras-chave:
Aprendizagem Colaborativa. Formação Continuada. Letramento Digital. Interculturalidade. Rede Social FacebookResumo
O texto expressa reflexões e experiências significativas sobre a sociedade contemporânea, tecnológica e digital, com implicações nas práticas escolares e na formação docente, ousando mostrar os pontos de vista da aprendizagem colaborativa mediada pelas TIC e redes sociais e os referenciais que sustentam, em parte, o trabalho realizado na formação continuada de professores em um contexto intercultural. As autoras lançam a provocação da (re)descoberta de novas possibilidades, de refletir sobre a aprendizagem colaborativa em rede, o letramento digital e a formação continuada. Os resultados apontam que cabe frisar a importância do encontro com outras culturas por meio das TIC e redes sociais como espaço de aprendizagem colaborativa e troca de experiências. As reflexões sobre as aprendizagens a partir da vivência dos sujeitos, é muito valiosa em um espaço da rede social onde brotam dúvidas, possibilidades, significados, respeito, questionamentos, acolhimento, e amadurecimento possibilitando aos envolvidos criação de novos saberes advindos da reciprocidade coletiva.