APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM UM CONTEXTO INTERCULTURAL: O OLHAR EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE SOCIAL VIRTUAL FACEBOOK

Autores

  • Arlinda Cantero Dorsa Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Rosimeire Martins Régis dos Santos Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa. Formação Continuada. Letramento Digital. Interculturalidade. Rede Social Facebook

Resumo

O texto expressa reflexões e experiências significativas sobre a sociedade contemporânea, tecnológica e digital, com implicações nas práticas escolares e na formação docente, ousando mostrar os pontos de vista da aprendizagem colaborativa mediada pelas TIC e redes sociais e os referenciais que sustentam, em parte, o trabalho realizado na formação continuada de professores em um contexto intercultural. As autoras lançam a provocação da (re)descoberta de novas possibilidades, de refletir sobre a aprendizagem colaborativa em rede, o letramento digital e a formação continuada. Os resultados apontam que cabe frisar a importância do encontro com outras culturas por meio das TIC e redes sociais como espaço de aprendizagem colaborativa e troca de experiências. As reflexões sobre as aprendizagens a partir da vivência dos sujeitos, é muito valiosa em um espaço da rede social onde brotam dúvidas, possibilidades, significados, respeito, questionamentos, acolhimento, e amadurecimento possibilitando aos envolvidos criação de novos saberes advindos da reciprocidade coletiva.

Biografia do Autor

  • Arlinda Cantero Dorsa, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
    Professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local - UCDB-MS.
    Líder do Grupo de Pesquisa em “Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade”
    Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED/UCDB - www.grupogeted.ning.com).
  • Rosimeire Martins Régis dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
    Professora Universitária. Aluna do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível C e Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED/UCDB - www.grupogeted.ning.com).

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM UM CONTEXTO INTERCULTURAL: O OLHAR EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE SOCIAL VIRTUAL FACEBOOK. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 131–146, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/887.. Acesso em: 15 ago. 2025.