ESTRATÉGIAS INTERATIVAS E DISCURSIVAS NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Lúcia Mosqueira Oliveira Vieira Faculdade Politécnica de Uberlândia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da linguagem para propiciar interação, estimulação, propor situações de aprendizagem, de proximidade com o aluno, já que ele não tem a figura do professor na interação face a face em ambientes AVA. Nessa perspectiva, analisaremos propostas de atividades de professores que trabalham com disciplina ministrada totalmente a distância em uma instituição de ensino superior da cidade de Uberlândia (MG). O objetivo é investigar como os professores constroem estratégias interacionais e discursivas de modo a atingir determinados propósitos de aprendizagem. Apoiar-nos-emos, principalmente, nos trabalhos de Behlinga e Cruz (2008); Cazarotto (2009); Crescitelli e Campos (2007); Koeling e Lanzarini (2009). A pesquisa ratificou que as estratégias interativas e discursivas são fundamentais para se criar um vínculo interativo com o aluno e incentivar sua participação, motivação e autonomia.

 

Palavras-chave: linguagem, estratégias, interação, aprendizagem.

 

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

ESTRATÉGIAS INTERATIVAS E DISCURSIVAS NO ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 100–114, 2013. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/902.. Acesso em: 15 ago. 2025.