v. 25 n. 01 (2025): Temporis[ação]
![Visualizar v. 25 n. 01 (2025): Temporis[ação]](http://www.srvojs.ueg.br/public/journals/5/cover_issue_816_pt_BR.jpg)
O ano de 2025 é um ano em que a equipe editorial da Revista Temporis se despede do Professor Eusébio Fernandes de Carvalho, que esteve na edição chefe desta revista por 10 anos. Agradecemos sua dedicação e compromisso e desejamos que continue sua trajetória de contribuição junto a educação e ao Núcleo de Estudos Africanos e afro brasileiros. Abrimos este ano com a primeira publicação trazendo o debate da diversidade na educação. Esta edição com temas da educação inclusiva, soma com uma proposta que avança no Brasil tendo em vistas as perspectivas críticas e emancipatórias educacionais. Os autores parceiros desta edição são professores entusiastas de metodologias ativas, ligados a estudantes tanto do Ensino Fundamental/médio e superior. As prerrogativas destes professores (as) de apoio são fundamentais para traçarmos novas práticas de ensinar e aprender, bem como são elucidações para repensarmos as nossas pesquisas e práticas pedagógicas. Neste ínterim, compartilhamos alguns dados que nos auxiliem pensar essa dinâmica e nos faz problematizar alguns pontos aos quais necessitamos adequar este ensino para os estudantes especiais, uma vez que este grupo pertence a 1,7 milhão de estudantes matriculados no ano de 2023 na educação básica e representa 3,7% do total. E ainda, segundo os dados do Instituto Rodrigo Mendes e da Revista Diversa, 1 em cada 4 alunos ainda não possui recursos de acessibilidade, e 27% das escolas brasileiras ainda não estão preparadas para receber este público. Diante disso, podemos continuar estas reflexões com os artigos apresentados nesta edição. Boa leitura!