A A QUESTÃO DA APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM DISPRAXIA

Autores

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem. Dispraxia.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a questão da aprendizagem das crianças que apresentam Dispraxia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se originou a partir da observação da realidade educacional vivenciada durante os estágios, quando se pôde constatar que muitas crianças apresentam problemas motores ressaltados tanto em sala de aula nas dificuldades da escritas quanto em atividades físicas. O problema central é pensar como a escola, o Atendimento Educacional Especializado - AEE, e o Coordenador Pedagógico podem lidar melhor com a questão educacional e o aprendizado das crianças com Dispraxia? Aponta-se por hipótese a possibilidade da maioria das famílias e escolas não identificarem o problema por desconhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico construída por meio de referenciais de periódicos selecionados a partir de busca pelos descritores: artigo+educação+Dispraxia, utilizando-se como critério de seleção a adequação ao escopo da pesquisa. O principal resultado desta pesquisa é a ampliação do debate acadêmico sobre o tema e uma melhor elucidação a respeito do problema que foi tratado disseminando assim uma melhor consciência da questão em análise.

Biografia do Autor

  • Gilson Xavier de Azevedo, 64996180614

    (Orientador) PhD em Educação pela PUCGO (2020) (gilson.azevedo@ueg.br).

Referências

SINAIS de que você tem Dispraxia. Disponível em: <https://apraxiabrasil.org/27-sinais-de-que-voce-tem-dispraxia/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

ALVES, Fátima. A infância e a psicomotricidade: a pedagogia do corpo e do movimento. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.

AMATO, Cibelle Albuquerque de la Higuera BRUNONI, Decio . BOGGIO, Paulo Sérgio. Distúrbios do desenvolvimento [livro eletrônico]: estudos interdisciplinares. São Paulo: Memnon, 2018. 3.646 Kb; eBook. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/disturbios_desenvolvimento/2019/DISTU%CC% 81RBIOS-DO- DESENVOLVIMENTO-eBOOK-1.pdf Acesso em: 18 nov 2023.

ANTÔNIO, Rosa Maria Rodriguez. Dispraxia: o que é, tipos, sinais, causas e tratamento. 2023. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/dispraxia/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

APA - American Psychiatric Association. (2000). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (4th ed., text rev.). Disponível em: <https://dsm.psychiatryonline.org/doi/book/10.1176/appi.books.9780890425596>. Acesso em: 17 jul. 2023.

BARNETT, A. L., KIRBY, N; LINGAM, R. (2018). Self-concept of physical competence and physical activity participation in adolescents with and without Developmental Coordination Disorder: a systematic review. Journal of Science and Medicine in Sport, 21(7), 687-694. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2035-8377/15/3/51>. Acesso em: 17 jul. 2023.

BROWN, L., MILLER, J; PERKINS, K. (2020). Treatment efficacy of motor speech interventions in childhood apraxia of speech: a systematic review. American Journal of Speech-Language Pathology, 29(3), 1126-1136. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29845607/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

BROWN, T; JACKSON, C. (2019). An update on the evidence for occupational therapy in pediatric mental health. Current Opinion in Psychiatry, 32(4), 330-334. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/03080226211008718>. Acesso em: 17 jul. 2023.

CARTER, M; SMITH, M. (2020). Interactive technologies for children with developmental coordination disorder: a feasibility, safety, acceptability and fidelity study. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 15(3), 301-312. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24076632/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

CASE-SMITH, J., WEAVER, L; HOLLAND, T. (2018). Effectiveness of occupational therapy interventions for children with developmental coordination disorder: a systematic review. American Journal of Occupational Therapy, 72(1), 7201190010p1-7201190010p14. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.4276/030802212X13261082051337>. Acesso em: 17 jul. 2023.

CLARK, H., TAYLOR, C; GREEN, A. (2022). Multidisciplinary intervention for children with developmental coordination disorder: a systematic review. Physical; Occupational Therapy in Pediatrics, 42(1), 69-84. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/284321873_Intervention_for_Children_with_Developmental_Coordination_Disorder_A_Systematic_Review>. Acesso em: 17 jul. 2023.

COSTA PP. Abordagem Terapêutica Miofuncional em casos de Desvios fonológicos, Fonéticos e fonético-fonológicos [Dissertação]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação nos dos Distúrbios da Comunicação Humana; 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6501>. Acesso em: 17 jul. 2023.

DESAI, T; WU, M. (2019). Assistive technology for children with disabilities: Creating opportunities for education, inclusion, and participation. Pediatric Clinics of North America, 66(5), 953-965. Disponível em: <https://www.readingrockets.org/article/assistive-technology-kids-learning-disabilities-overview>. Acesso em: 17 jul. 2023.

DOCKRELL, J. E., LINDSAY, G., LETCHFORD, B; MACKIE, C. (2017). Educational provision for children with specific speech and language difficulties: perspectives of speech and language therapy service managers. International Journal of Language; Communication Disorders, 52(6), 774-788. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16815810/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

GOBETTI, Grazielle Muniz. Dispraxia: Transtorno da coordenação motora que muitas vezes não é percebido. janeiro 30, janeiro 30, 2020. Disponível em: <https://centroevolvere.com.br/blog/dispraxia-transtorno-da-coordenacao-motora-que-muitas-vezes-nao-e-percebido/>. Acesso em: 05 dez. 2023.

HILL, E. L., COOK, J; MARESCHAL, D. (2019). Coordinating attention to people, objects and words: Insights from typical development and autism. Language, cognition and neuroscience, 34(8), 1013-1032. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4258841/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

HUDSON, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem: ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Síndrome de Asperger, TOC. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. Disponível em: <https://doceru.com/doc/c818xcs>. Acesso em: 17 jul. 2023.

INSTITUTO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO. Dispraxia. Disponível em: <http://www.itad.pt/dispraxia/>. Acesso em 09 dez 2023.

JENKINS, A; SMITH, E. (2019). The effectiveness of speech therapy for children with developmental verbal dyspraxia: a systematic review of single-case experimental design studies. International Journal of Language; Communication Disorders, 54(2), 143-158. Disponível em: <https://www.pencru.org/whatstheevidence/evidence/verbaldyspraxia/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

JONES, D; STOKES, J. (2018). Using assistive technology to support the development of writing skills of students with physical disabilities: an exploration of the literature. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 13(5), 464-474. Disponível em: <https://www.readingrockets.org/article/using-assistive-technology-support-writing>. Acesso em: 17 jul. 2023.

MANCINI S., VILNITIS M., GUIDA M. A Novel Strategy for the Assessment of Radon Risk Based on Indicators. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2021;18:8089. doi: 10.3390/ijerph18158089.

MEZZOMO CL, Vargas DZ, Souza APRS. As diferenças na produção correta e no uso das estratégias de reparo em crianças com desenvolvimento fonológico típico, atípico e com dispraxia. Distúrb Comun. 2011;23(3):261-7. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/9103/6726>. Acesso em: 17 jul. 2023.

MILLER, L., SCHOEN, S; PARHAM, L. (2021). Efficacy of occupational therapy intervention for children with developmental coordination disorder: a randomized controlled trial. Journal of Occupational Therapy, Schools; Early Intervention, 14(4), 468-480. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35466705/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

MORGAN, A. (2017). Speech and language therapy intervention for children with developmental verbal dyspraxia: a survey of current practice. Child Language Teaching and Therapy, 33(1), 85-98. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6464758/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

OLIVEIRA, Semayat. A tecnologia como aliada das crianças com deficiência. Publicado em 26.06.2020. Disponível em: <https://lunetas.com.br/a-tecnologia-como-aliada-das-criancas-com-deficiencia/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

PEREIRA, Claudia. O que é Dispraxia: sintomas, tipos e tratamento. Disponível em: <https://educamais.com/sintomas-de-dispraxia/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

PETER, J., ADAMS, C; Henderson, L. (2019). Effectiveness of speech intervention for phonological disorder following traumatic brain injury: a randomized controlled trial. Aphasiology, 33(10), 1129-1147. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9630259/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

POLATAJKO, H., MISSIUNA, C; SAHAGIAN WHALEN, S. (2020). Developmental coordination disorder: an overview of the state of the art. Seminars in Pediatric Neurology, 34, 100823. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16780296/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

POLATAJKO, H; MANDICH, A. (2014). Enabling occupation in children: The Cognitive Orientation to daily Occupational Performance (CO-OP) approach (2nd ed.). Ottawa, ON: CAOT Publications. Disponível em: <https://caot.ca/client/product2/10/item.html>. Acesso em: 17 jul. 2023.

SCHAAF, R., BENEVIDES, T., MAILLOUX, Z., FALLER, P; HUNT, J. (2019). Occupational therapy and sensory integration for children with autism: a feasibility, safety, acceptability and fidelity study. Autism, 23(3), 654-673. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22318118/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

SILVA, A., COSTA, L; SANTOS, A. (2022). Eye tracking communication device in a child with developmental verbal dyspraxia: a case study. Revista CEFAC, 24, e234648. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1446094/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

SILVA, Edna Miranda Coelho da. Psicomotricidade: Dispraxia e dificuldade de aprendizagem em crianças de 7 a 12 anos. 2017. Artigo Pós-graduação Lato Sensu. Universidade Cândido Mendes. Disponível em: <https://www.avm.edu.br/monografias_publicadas/G202751.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2023.

SILVEIRA, Michele de Souza. Políticas públicas para a garantia dos direitos de aprendizagem de matemática. Dissertação. UNIGRANRIO. 2015.

SMITH, R; JONES, K. (2018). Phonological therapy for childhood apraxia of speech: a randomized controlled trial. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 61(1), 1-15. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/codas/a/jzgCXJFXDDzHQvK5Kqg6KwR/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

SNOWLING, M. J; HULME, C. (2018). Interventions for children's language and literacy difficulties. International Journal of Language; Communication Disorders, 53(2), 237-256. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2012-26265-003>. Acesso em: 17 jul. 2023.

SOUZA, TNU, Avila CRB. Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16(2):182-8. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rsbf/a/rctm4yt5TMvbJ33hMs7bWWS/?lang=pt>. Acesso em: 17 jul. 2023.

TOMÉ MC. Terapia de Fonoaudiológica da Fala (como eu trato). In: Marchesan IQ, Silva HJ, Berrentin-Felix G. Terapia Fonoaudiológica em Motricidade Orofacial. São José dos Campos: Pulso, 2012. p.181-94. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rcefac/a/TDRXbxB38dSFQFfnLvQzkxr/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

WAELVELDE, H.V. Developmental coordination disorder: a developmental delay? Palestra, v.23, n.1, p.57-59, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/jPsxGN4xz7cNMxZCSzCbQ4M/#>. Acesso em: 17 jul. 2023.

WILLIAMS, M., SHIH, W; MCSHEFFERTY, D. (2020). Effectiveness of individualized education programs for young children with speech and language impairment: a systematic review. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 51(4), 925-945. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8005159/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

WILLIAMS, T., JOHNSON, C; White, S. (2021). Speech intervention outcomes for children with developmental verbal dyspraxia: a randomized controlled trial. Journal of Communication Disorders, 89, 106083. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25807891/>. Acesso em: 17 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2025-06-24

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A A QUESTÃO DA APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM DISPRAXIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 25, n. 01, p. 01–28, 2025. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/14786.. Acesso em: 15 ago. 2025.