A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM SUA RELAÇÃO COM A UNIVERSIDADE
SINERGIAS E VULNERABILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v22i01.11674Palavras-chave:
Espaços de memória, processos educacionais, educação patrimonial, universidade e comunidadeResumo
Sob o entendimento de que as universidades precisam investir, cada vez mais, em espaços de memória como condição para que se assumam enquanto ambientes acadêmicos efetivamente sociointeracionistas, este artigo tem como objetivo evidenciar a importância de processos educacionais com foco na educação patrimonial potencializada no contexto universitário por meio de centros, museus e outros espaços de memória. Para tanto, constitui-se em uma revisão de literatura com abordagem qualitativa que possibilita compreender a importância dos espaços universitários de memória, tanto para fortalecer os laços entre ensino, pesquisa e extensão necessários ao processo de formação do acadêmico, quanto para aproximar a universidade da comunidade por meio de processos educativos patrimoniais que visem proteger e conservar memórias passadas, presentes e futuras que explicam as trajetórias humanas. Desfecha-se este artigo concluindo que a formação de professores, se situada aos espaços de memórias, pode ser uma válida estratégia para potencializar a relação entre espaços educativos formais e não formais, o que incidirá na proteção e conservação de memórias passadas, presentes e futuras.
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