A ESTILÍSTICA DA LÍNGUA ENTRE A INOVAÇÃO LEXICAL E O “ERRO” NA ARGUMENTAÇÃO DISCURSIVA

Autores

  • Geraldo José Rodrigues Liska Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

variação linguística e social, estilística, discurso, escolhas lexicais.

Resumo

As línguas mudam todos os dias e essas mudanças são acompanhadas por várias especialidades dos estudos linguísticos. Neste artigo, buscaremos nas teorias sociolinguísticas observar algumas particularidades da significação linguística por meio das propriedades das palavras e da relação entre elas, integrando cultura e sociedade, pois não podem ser deixadas de lado as características construcionais motivadas pelas transformações sociais e culturais nos processos de significação. Ao enfatizar os fatores pragmáticos da linguagem, mostramos que os discursos não podem ser condenados pelo modo da fala usado, prática ainda comum na sala de aula.

Palavras-chave: variação linguística e social; estilística; discurso; escolhas lexicais.

Biografia do Autor

  • Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Secretário Executivo da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical e Estilística Léxica.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A ESTILÍSTICA DA LÍNGUA ENTRE A INOVAÇÃO LEXICAL E O “ERRO” NA ARGUMENTAÇÃO DISCURSIVA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 38–56, 2014. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2003.. Acesso em: 15 ago. 2025.