TRANSGRESSÃO E IMPUTABILIDADE NA TRAGÉDIA DE EURÍPIDES

Autores

  • Andrelino Ferreira dos SANTOS FILHO Universidade do Estado de Minas Gerais e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Tragédia Grega, Eurípides, Transgressão, Imputabilidade, Direito Grego

Resumo

Trata-se de discutir a relação entre responsabilidade e imputabilidade no cenário da tragédia grega. Especificamente, é na Medeia de Eurípides que a questão é tratada, na medida em que o escritor apresenta o distanciamento do destino e da potência divina suficiente para estabelecer o homem como agente e, portanto, imputável pelas suas ações, embora a punição não esteja a priori garantida. 

Biografia do Autor

  • Andrelino Ferreira dos SANTOS FILHO, Universidade do Estado de Minas Gerais e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Graduado em Filosofia e Mestre em Filosofia (FAFICH/UFMG), Doutor em Estudos Literários (FALE/UFMG) e Doutorando em Filosofia (FAFICH/UFMG). A área de concentração de pesquisa tem sido estudos espinosanos e literatura grega clássica.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

TRANSGRESSÃO E IMPUTABILIDADE NA TRAGÉDIA DE EURÍPIDES. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 29–41, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3240.. Acesso em: 15 ago. 2025.