AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS DO CAMPO E DA CIDADE: UMA VISÃO SEMIÓTICO-SOCIAL DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Autores

  • Sanderson Mendanha PEIXOTO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Maria Eugênia CURADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Marlene Barbosa de Freitas REIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Inglês, Diversidade, Semiótica social, Educação

Resumo

Este artigo discute, por meio de um estudo de caso comparativo entre alunos de escolas públicas do campo e da cidade, do município de Goiás - GO, as possibilidades de mediação, de colaboração e de estimulação que o docente estabelece na sala de aula com o ensino de inglês como LE, sob uma visão da semiótica social em uma perspectiva de inclusão e diversidade. Por intermédio de um questionário semiestruturado e a aplicação de uma atividade em língua inglesa, em ambas as escolas, observou-se que a diversidade neste processo é favorável ao ensino de LE, sobretudo quando o docente, na relação com o discente, entende que os espaços da unidade escolar não podem ser preteridos. E nesse sentido, mostra ao discente concepções contemporâneas de linguagem, cultura e educação, ampliadoras de fronteiras e de transformações sociais.

 

Palavras-chave:  Inglês. Diversidade. Semiótica social. Educação

Biografia do Autor

  • Sanderson Mendanha PEIXOTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
    Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Professor de Língua inglesa na Rede Estadual de Ensino desde 1999. Aluno do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias  (MIELT) na UnUCSEH/ UEG. Cidade de Goiás, Brasil. Email: sandersonmendanha@hotmail.com
  • Maria Eugênia CURADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
    Doutora em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (2002/2006). Faz pesquisa sobre as relações entre a linguagem verbal e não-verbal com ênfase no diálogo da Literatura com as Artes Plásticas.  Professora do curso de Letras da UnUCSEH/ UEG, professora e orientadora no MIELT.  Goiânia, Brasil. Email: curadoeugenia@gmail.com
  • Marlene Barbosa de Freitas REIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

    Doutora  em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (2013). Pós doutoranda pela Universidade do Porto, Portugal. Professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação de Goiás onde atuou 28 anos como professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica. Professora e orientadora no MIELT. Goiânia, Brasil. Email: marlenebfreis@hotmail.com

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS DO CAMPO E DA CIDADE: UMA VISÃO SEMIÓTICO-SOCIAL DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 51–68, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3277.. Acesso em: 15 ago. 2025.