AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS DO CAMPO E DA CIDADE: UMA VISÃO SEMIÓTICO-SOCIAL DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Palavras-chave:
Inglês, Diversidade, Semiótica social, EducaçãoResumo
Este artigo discute, por meio de um estudo de caso comparativo entre alunos de escolas públicas do campo e da cidade, do município de Goiás - GO, as possibilidades de mediação, de colaboração e de estimulação que o docente estabelece na sala de aula com o ensino de inglês como LE, sob uma visão da semiótica social em uma perspectiva de inclusão e diversidade. Por intermédio de um questionário semiestruturado e a aplicação de uma atividade em língua inglesa, em ambas as escolas, observou-se que a diversidade neste processo é favorável ao ensino de LE, sobretudo quando o docente, na relação com o discente, entende que os espaços da unidade escolar não podem ser preteridos. E nesse sentido, mostra ao discente concepções contemporâneas de linguagem, cultura e educação, ampliadoras de fronteiras e de transformações sociais.
Palavras-chave: Inglês. Diversidade. Semiótica social. Educação