ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONPECÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Autores

  • Cabreira Maria do Carmo Cabreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Carmen Teresinha Baumgartner

Palavras-chave:

Letramento, alfabetização, formação de professores.

Resumo

RESUMO

Neste trabalho apresentamos resultados parciais de um estudo que visou analisar a compreensão sobre concepções e práticas de letramento e alfabetização manifestadas em enunciados de professoras alfabetizadoras que participam do processo de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em um município da região Oeste do Paraná, com vistas a contribuir com as discussões nesse âmbito, e a refletir sobre o papel da escola enquanto espaço social do ensino do letramento e da alfabetização. Situada no campo da Línguística Aplicada, a pesquisa, de abordagem qualitativa, é fundamentada principalmente nos trabalhos de Ângela Kleiman(1995, 2005, 2010), Magda Soares (2003, 2010), Roxane Rojo (2009) e Sérgio Leite (2008, 2010). Adotamos a entrevista como instrumento de produção de dados. O estudo evidenciou que embora estes conceitos sejam discutidos há três décadas, ainda permanece uma dicotomia entre os processos e a relação entre alfabetização e letramento ainda é uma questão que suscita estudos teóricos e práticos.

 

Biografia do Autor

  • Cabreira Maria do Carmo Cabreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
    Professora da Rede Municipal de Ensino de Toledo – PR. Orientadora de Estudos da Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Mestranda PROFLETRAS – Mestrado Profissionalizante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Publicado

2016-01-30

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONPECÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 2, p. 82–98, 2016. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3287.. Acesso em: 15 ago. 2025.