FUNCIONALISMO E ENSINO: BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Milcinle da Conceição DUARTE SEDUC/PARA
  • Vânia Cristina Casseb GALVÃO UFG/ Fapeg

Palavras-chave:

Funcionalismo. Gêneros discursivo-textuais. Propostas metodológicas. Ensino.

Resumo

Discutimos neste trabalho a relação profícua entre a teoria funcionalista de linguagem e a teoria dos gêneros discursivo-textuais, visando demonstrar a sua aplicabilidade e a sua contribuição para um ensino de Língua Portuguesa eficaz, atendendo aos reais objetivos propostos nos PCNs (1998 e 2000). Os princípios funcionais apresentados em Halliday (1973), Dik (1989), discutidos em Neves (2010 e 2013) e Casseb- Galvão (2006 e 2011), entre outros, embasam teoricamente este trabalho e se coadunam com as propostas de Franchi (2006), Pauliukonis (2011), Casseb-Galvão (2011) e Kuhn e Flores (2008), e constituem as bases teórico-metodológicas de uma sequência didática, proposta em (Duarte, em preparação). Essa discussão culmina com a proposta de uma sequência didática que auxilie o professor na compreensão da relação produtiva teoria e a prática, além de fornecer subsídios para um ensino de língua que considere a interação social e o domínio das práticas de leituras e escritas em diferentes modalidades e diferentes contextos situacionais de comunicação.

Biografia do Autor

  • Milcinle da Conceição DUARTE, SEDUC/PARA
    Cursa doutorado em Linguística Aplicada na UFG. Possui pós-graduação em Fundamentos do Ensino de Arte pela ULBRA. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2002). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

FUNCIONALISMO E ENSINO: BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 69–91, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3567.. Acesso em: 15 ago. 2025.

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