FUNCIONALISMO E ENSINO: BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Palavras-chave:
Funcionalismo. Gêneros discursivo-textuais. Propostas metodológicas. Ensino.Resumo
Discutimos neste trabalho a relação profícua entre a teoria funcionalista de linguagem e a teoria dos gêneros discursivo-textuais, visando demonstrar a sua aplicabilidade e a sua contribuição para um ensino de Língua Portuguesa eficaz, atendendo aos reais objetivos propostos nos PCNs (1998 e 2000). Os princípios funcionais apresentados em Halliday (1973), Dik (1989), discutidos em Neves (2010 e 2013) e Casseb- Galvão (2006 e 2011), entre outros, embasam teoricamente este trabalho e se coadunam com as propostas de Franchi (2006), Pauliukonis (2011), Casseb-Galvão (2011) e Kuhn e Flores (2008), e constituem as bases teórico-metodológicas de uma sequência didática, proposta em (Duarte, em preparação). Essa discussão culmina com a proposta de uma sequência didática que auxilie o professor na compreensão da relação produtiva teoria e a prática, além de fornecer subsídios para um ensino de língua que considere a interação social e o domínio das práticas de leituras e escritas em diferentes modalidades e diferentes contextos situacionais de comunicação.Publicado
2015-07-03
Edição
Seção
ARTIGO ACADÊMICO
Como Citar
FUNCIONALISMO E ENSINO: BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 69–91, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3567.. Acesso em: 15 ago. 2025.