O cinema e as mulheres arturianas: mudanças e permanências na construção das imagens de protagonistas femininas

Autores

  • Joyce Ramos

Palavras-chave:

Cinema, Imaginário Coletivo, Rei Arthur, Guenever, Morgana

Resumo

Esse artigo é fruto de parte de pesquisa de Iniciação Científica, finalizada em 2014 na PUC-SP, financiada pelo PIBIC-CEPE, com o título de Os Dois Lados da Vivência Feminina: Guenever e Morgana nas obras Le Morte D’Arthur, de Sir Thomas Malory, e no anônimo Sir Gawain and The Green Knight. A presente temática foi adaptada de um dos capítulos dessa pesquisa, que tem como objetivo analisar as permanências e transformações pelas quais as personagens femininas das histórias arturianas passaram durante as diferentes adaptações cinematográficas contemporâneas das lendas que envolvem o Rei Arthur e sua corte, contendo em si e influenciando os imaginários coletivos de suas épocas acerca dos papéis de protagonismo feminino. 

Biografia do Autor

  • Joyce Ramos
    Graduada e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Concluiui, em 2014, pesquisa de Iniciação Científica, financiada pelo PIBIC-CEPE, com o título de Os Dois Lados da Vivência Feminina: Guenever e Morgana nas obras Le Morte D’Arthur, de Sir Thomas Malory, e no anônimo Sir Gawain and The Green Knight, orientada pela Professora Doutora Yone de Carvalho.

     

Downloads

Publicado

2015-09-19

Edição

Seção

DOSSIÊ SEXUALIDADE, GÊNERO E CORPO NO CINEMA

Como Citar

O cinema e as mulheres arturianas: mudanças e permanências na construção das imagens de protagonistas femininas. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 62–77, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3835.. Acesso em: 15 ago. 2025.