O corpo opposite-Disney: a arte como ferramenta de subversão dos discursos normativos sobre gênero e sexualidade gerados pelos desenhos Disney

Autores

  • Júnior Ratts Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Cinema, Corpo, Gênero, Sexualiade, Arte

Resumo

Os desenhos dos estúdios Disney têm continuamente produzidos discursos que funcionam como ferramentas pedagógicas corporais e subjetivos ao normartizar dentro de padrões heteronormativos os gêneros e as ssexualidades. Contudo, na atualidade, artistas têm se apropriado da imagem dos personagens das narrativas animadas para subverter os conceitos tradicionais sobre o ser homem e mulher. Este trabalho busca então compreender os significados deste fenômeno de subversão artística por meio de uma análise da série de fotos From Enchantment to Down produzida pelo fotógrafo francês Thomas Czarnecki e da série de ilustrações Disney Heroes produzida pelo israelense David Kawena. Além disso, o trabalho procura contextualizar de que maneira os desenhos trabalham estrategicamente na materialização dos corpos dentro de regras heteronormativas.

Biografia do Autor

  • Júnior Ratts, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Bacharel e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2015-09-19

Edição

Seção

DOSSIÊ SEXUALIDADE, GÊNERO E CORPO NO CINEMA

Como Citar

O corpo opposite-Disney: a arte como ferramenta de subversão dos discursos normativos sobre gênero e sexualidade gerados pelos desenhos Disney. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 78–96, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3837.. Acesso em: 15 ago. 2025.