Cultura das imagens: antagonimos entre o corpo-criador e o corpo reduzido do roteiro de cinema

Autores

  • Igor Alexandre Capelatto
  • Ernesto Giovanni Boccara Unicamp/Professor Pos Doc

Palavras-chave:

Cinema, Filosofia, Vilém Flusser, Corpo

Resumo

 Este presente artigo procura refletir sobre a peculiaridade dos roteiros em serem, segundo Flusser (2010, p.150), “linhas de letras que devem ser transcodificadas em imagens” (e em sons) e suas relações com o ato de contar histórias redigidas (o decurso elaborativo de uma trama escrita), propondo discutir o antagonismo entre o processo criativo do roteirista e o caráter redutor do roteiro que o concebe como “programas de imagens” (ibid). Nesta conflitante arquitetura, o roteiro estrutural (a narrativa poética, o romance em si) é surpreendido por normas técnicas (e por serem técnicas se destinam-se a imagens técnicas) que o transforma em códigos de programas (instruções técnicas para o diretor, o fotógrafo, os atores, etc), e programas são, segundo Flusser (ibidem, p.149), “prescrições de comportamento”, perdendo assim a natureza da ação poética e estrutural – conforme Flusser, (ibidem) “dramas são ações” - rendendo-se a ação técnica (instruções direcionadas, denotativas e não mais conotativas). Neste campo de embates, não estariam a criatividade do roteirista (e porque não designá-lo também escritor?) e a fisionomia literária da dramaturgia habitando um outro estado, o das imagens (e dos sons)?

Biografia do Autor

  • Igor Alexandre Capelatto
    Doutorando em Multimeios, Area deCinema, no Departamento de Multimeios, Unicamp.
    Mestre em Multimeios pela Unicamp (2011)
    Professor e Cineasta pela Capuccino Produções desde 2005.

Downloads

Publicado

2015-09-19

Edição

Seção

DOSSIÊ SEXUALIDADE, GÊNERO E CORPO NO CINEMA

Como Citar

Cultura das imagens: antagonimos entre o corpo-criador e o corpo reduzido do roteiro de cinema. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 21–29, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3848.. Acesso em: 15 ago. 2025.