H'QUÍMICA – O USO DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE

Autores

  • Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, histórias em quadrinhos, ensino de química

Resumo

O uso de histórias em quadrinhos (HQ) tem se mostrado um recurso interessante para o ensino de conceitos químicos. Tal perspectiva parte da associação das HQ's à inserção das atividades lúdicas em sala de aula. As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, oferecem possibilidades diversas de aplicações no universo escolar, em todos os seus níveis.  O desafio é saber olhar os quadrinhos como um recurso pedagógico. Sob tal enfoque, foi proposta a dez turmas de terceiro ano do Ensino Médio, a análise de histórias em quadrinhos comerciais e a elaboração de uma HQ inédita, tendo como tema central o conteúdo de radioatividade. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso. A coleta de dados se estruturou como uma análise documental que teve como textos básicos para a análise as HQ no formato de gibis produzidos pelos alunos, a análise do conteúdo da transcrição das filmagens da sala de aula e dos encontros no clube, e os comentários postados em uma página de um grupo criado na rede social para que os alunos fizessem comentários referentes às atividades desenvolvidas. Os resultados foram analisados sob a ótica de uma categoria: RELAÇÕES ENTRE O SUBTEMA E AS HQs PRODUZIDAS. Essa categoria se divide em 4 subcategorias, a saber: Relações efetivas entre o subtema proposto e a história elaborada. Relações medianas entre o subtema proposto e a história elaborada, Baixa relação entre o subtema proposto e a história elaborada, e Nenhuma relação direta entre o subtema proposto e a história elaborada. Infere-se, a partir dos resultados, que ao criar as próprias HQ trabalhando a associação entre imagens, palavras e ideias, o aluno se apropria do conhecimento científico de forma dialógica e se sente motivado considerando-se o divertimento e o aspecto lúdico envolvido na atividade.

Biografia do Autor

  • Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás
    Área de Ensino de Química - UFG
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás
    Área de Ensino de Química - UFG

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Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Como Citar

H’QUÍMICA – O USO DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 289–307, 2016. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4634.. Acesso em: 15 ago. 2025.