LER PARA CRER: AS TENTATIVAS DE NORMATIZAÇÃO DA LEITURA NAS ESCOLAS DOMINICAIS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS (DÉCADA DE 1980)
Palavras-chave:
Assembleia de Deus, Imprensa, Escola Dominical, Protocolos de LeituraResumo
Este artigo tem como proposta analisar as políticas editoriais colocadas em prática pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), na década de 1980, com o objetivo de normatizar os sentidos atribuídos às mensagens da revista Lições Bíblicas, impresso editado para atender ao público das Escolas Bíblicas Dominicais. Para tanto, selecionamos dois dos principais veículos de propagação das regras que deveriam nortear a leitura da referida revista: o Manual da escola bíblica dominical e o jornal Mensageiro da Paz. Buscaremos demonstrar que, por meio desses “protocolos de leitura”, a editora oficial da igreja Assembleia de Deus (AD) tentava estabelecer um rígido controle sobre o ato de leitura nas Escolas Dominicais, justamente em um contexto histórico marcado por transformações políticas e sociais.Downloads
Publicado
2017-07-13
Edição
Seção
ARTIGO ACADÊMICO
Como Citar
LER PARA CRER: AS TENTATIVAS DE NORMATIZAÇÃO DA LEITURA NAS ESCOLAS DOMINICAIS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS (DÉCADA DE 1980). Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 270–293, 2017. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5217.. Acesso em: 15 ago. 2025.