UMA LEITURA SEMIÓTICA DE VESTIDO DE NOIVA

Autores

  • Edna Caroline Alexandria da Cunha OLIVEIRA
  • Carlos Magno GOMES Prof. Dr. da UFS/CNPq Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil Pesquisador do PPGAS/UnB

Palavras-chave:

Análise semiótica, Vestido de noiva, Literatura Brasileira

Resumo

Este trabalho propõe uma análise semiótica da peça teatral Vestido de Noiva, de autoria do dramaturgo Nelson Rodrigues. As bases para o reconhecimento de uma linguagem à luz da Semiótica são apresentadas conforme Lúcia Santaella, enquanto Décio Pignatari enfatiza as categorias do signo, direcionando-os à especificidade do texto literário. Em Umberto Eco, atentamos para as possíveis “armadilhas” apontadas em um texto, considerando-o como obra aberta e suas múltiplas significações e efeitos de sentido que dele podem ser extraídos. Através da semiótica podemos compreender o contexto, as significações, intenções e efeitos de sentido implícitos no uso de determinado vocábulo, ideia e/ou conceito.

 

Biografia do Autor

  • Edna Caroline Alexandria da Cunha OLIVEIRA

    Mestranda em Letras Estudos Literários, Área de concentração em Literatura e Cultura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil, Bolsista CAPES.

    http://lattes.cnpq.br/5279919683192618

     

Downloads

Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

UMA LEITURA SEMIÓTICA DE VESTIDO DE NOIVA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 89–102, 2018. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5313.. Acesso em: 15 ago. 2025.