Representações de autoridade por jovens argentinos e brasileiros: notas sobre uma investigação comparada

Autores

  • Rosane Maria Castilho Universidade Estadual de Goiás
  • Ruben Manuel Román Universidad Catolica de Santa Fe UCSF

Palavras-chave:

Autoridade, contemporaneidade, juventude e educação

Resumo

Pela via de uma proposta de investigação comparada, visou-se compreender os fatores que influenciam no reconhecimento das figuras de autoridade no ambiente educacional na contemporaneidade. Para tal fim, foram utilizados os dados relativos à Tese de Doutorado da autora que tiveram por suporte uma  revisão bibliográfica de orientação multidisciplinar e a  investigação de campo propriamente dita que consistiu na aplicação de um questionário dirigido a jovens do ensino médio em seis escolas de dois países distintos: Argentina e Brasil. Também foram utilizados como instrumentos de investigação as entrevistas em profundidade com os agentes sociais das escolas e sessões de grupo focal com os jovens que se apresentaram voluntariamente. A amostra consistiu em 358 jovens com idades entre 15 e 23 anos, estudantes de ensino médio de escolas de gestão pública e confessional.A partir dos dados coletados pode-se concluir que a autoridade, para além de ser uma referência per si, é reconhecida pelos jovens pesquisados como de ordem relacional, sendo os valores relativos ao seu reconhecimento  majoritariamente apresentados como  pertinentes  à ética e à alteridade.

 

Biografia do Autor

  • Rosane Maria Castilho, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Psicologia e Doutora em Educação. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e pesquisadora na linha "Juventudes Contemporâneas".
  • Ruben Manuel Román, Universidad Catolica de Santa Fe UCSF
    Doutor em Educação e Coordenador do Curso de Doutorado em Educação da UCSF.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

Representações de autoridade por jovens argentinos e brasileiros: notas sobre uma investigação comparada. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 99–109, 2013. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/571.. Acesso em: 15 ago. 2025.