Representações de autoridade por jovens argentinos e brasileiros: notas sobre uma investigação comparada
Palavras-chave:
Autoridade, contemporaneidade, juventude e educaçãoResumo
Pela via de uma proposta de investigação comparada, visou-se compreender os fatores que influenciam no reconhecimento das figuras de autoridade no ambiente educacional na contemporaneidade. Para tal fim, foram utilizados os dados relativos à Tese de Doutorado da autora que tiveram por suporte uma revisão bibliográfica de orientação multidisciplinar e a investigação de campo propriamente dita que consistiu na aplicação de um questionário dirigido a jovens do ensino médio em seis escolas de dois países distintos: Argentina e Brasil. Também foram utilizados como instrumentos de investigação as entrevistas em profundidade com os agentes sociais das escolas e sessões de grupo focal com os jovens que se apresentaram voluntariamente. A amostra consistiu em 358 jovens com idades entre 15 e 23 anos, estudantes de ensino médio de escolas de gestão pública e confessional.A partir dos dados coletados pode-se concluir que a autoridade, para além de ser uma referência per si, é reconhecida pelos jovens pesquisados como de ordem relacional, sendo os valores relativos ao seu reconhecimento majoritariamente apresentados como pertinentes à ética e à alteridade.