O POTENCIAL DO HIPERTEXTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LITERATURA

Autores

  • Daiane Luza Dessbesell UFSM
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet Universidade Federal de Pelotas (doutoranda) Universidade Federal do Pampa (professora)

Palavras-chave:

Hipertexto, Ensino-aprendizagem, Literatura

Resumo

O presente trabalho visou analisar o potencial do hipertexto disponível na internet como um recurso de ensino-aprendizagem da disciplina de Literatura Brasileira Contemporânea, a ser aplicado em sala de aula. Foram estudados alguns gêneros textuais digitais que estão emergindo em websites, a fim de retratar as novas formas de leitura e interpretação textual provenientes dessas tecnologias, bem como suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem de Literatura. Nesse sentido, levou-se em consideração o novo contexto que surgiu com o avanço tecnológico, que favorece a interatividade de alunos com o meio digital, tornando a tarefa pedagógica mais desafiadora. Assim, foram selecionados alguns hipertextos referentes à Literatura Brasileira Contemporânea que é tema escolar a ser implementado no terceiro ano do Ensino Médio. Após, foram apresentadas algumas estratégias para se trabalhar tais textos literários hipertextuais nesse nível de escolaridade, com vistas a proporcionar subsídios que potencializem o desenvolvimento da leitura e da compreensão textual.

Biografia do Autor

  • Daiane Luza Dessbesell, UFSM
    Especialista em Mídias na Educação.
  • Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Universidade Federal de Pelotas (doutoranda) Universidade Federal do Pampa (professora)

    Professora do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa.

    Doutoranda em Educação (UFPel)

    Mestre em Educação (UFSM)

    Especialista em TIC aplicadas à Educação (UFSM)

     

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O POTENCIAL DO HIPERTEXTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LITERATURA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 40–59, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/877.. Acesso em: 15 ago. 2025.