É MITO, MAS PODE SER VERDADE

AS AFRICANIDADES BRASILEIRAS NOS PROCESSOS INTERATIVOS EM DANÇA

Autores

  • Renata de Lima SILVA Universidade Federal de Goiás
  • Rafaela Francisco de JESUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/PÓSÁFRICA

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a dança-ação e a apresentação-ação como abordagens metodológicas do diálogo com o ensino/aprendizagem em Africanidades Brasileiras, entendida como tema interno à “História e à Cultura Afro-brasileira e Africana”, bem como à Educação das Relações Étnico-raciais afro-orientadas. Norteados pelo desejo de experimentar elementos dos mitos afro-brasileiros, enquanto possibilidade de impulso criativo e de construção de dramaturgia corporal, objetivou-se dar voz ao mito e corpo à história por meio da Dança-ação, em que a história se torna ação corporificada, viva e dinâmica, na totalidade do corpo que não se separa da oralidade no ato de contar a história. A Apresentação-ação, por sua vez, se qualifica-se pela junção da dança-ação de histórias e da vivência dos elementos artísticos desta, em formato de uma oficina. A dança é percebida nesse sentido como conhecimento potente no diálogo com temas transversais, relacionados à diversidade, buscando repensar as barreiras coloniais do conhecimento que se instauraram no pensamento do corpo e nos processos educacionais.

PALAVRAS CHAVE: Apresentação-ação; Dança; Mitologia dos Orixás.

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Publicado

2020-01-03

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Como Citar

É MITO, MAS PODE SER VERDADE: AS AFRICANIDADES BRASILEIRAS NOS PROCESSOS INTERATIVOS EM DANÇA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 26, 2020. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8962.. Acesso em: 15 ago. 2025.