A FORMAÇÃO SOCIOTERRITORIAL DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO GROTÃO

Autores

  • Mariana Ribeiro de MATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)
  • Plábio Marcos Martins DESIDÉRIO Universidade Federal do Tocantins/Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território
  • Elias da SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Resumo

Este artigo foi realizado a partir da pesquisa sobre a comunidade quilombola Remanescente do Grotão que está localizada na zona rural do município de Filadélfia, estado do Tocantins. Assim como outras comunidades quilombolas, tem sua herança cultural transmitida de geração para geração, por meio da transmissão de saberes, práticas e valores. Ela está territorializada em um processo histórico de resistência. Esta pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de campo com a participação da pesquisadora em reuniões e a produção de entrevistas com moradores e lideranças da comunidade. As informações obtidas nas entrevistas foram utilizadas como evidências para traçar a perspectiva da comunidade Remanescente de Quilombo do Grotão acerca das pressões sofridas em relação ao seu território e cotidiano. O trabalho evidencia a necessidade de entender os povos tradicionais a partir de sua formação histórica e sua territorialidade. Destaca ainda perdas na territorialidade, resultado da violência empreendida contra eles em situações de conflito e a luta pelo território que ocorreram na comunidade desde a década de 1970. Além disso, o trabalho mostra a conexão da comunidade com o território por meio do cerrado, dos brejos e rios e retrata como a ocupação do território, mediante o profundo conhecimento deste, permitiu a reprodução da vida.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Edição

Seção

DOSSIÊ AFRICANIDADES BRASILEIRAS

Como Citar

A FORMAÇÃO SOCIOTERRITORIAL DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO GROTÃO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 23, 2020. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/9028.. Acesso em: 15 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)