A ETNOMATEMÁTICA EM DOIS EVENTOS BRASILEIROS
MAPEANDO OS TRABALHOS E TECENDO COMPREENSÕES
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um mapeamento de trabalhos que tratam do Programa Etnomatemática em alguns eventos brasileiros. Aqui, analisam-se resumos de trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática e do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, ocorridos entre os anos de 2000 e 2017, portanto, é um estudo de cunho bibliográfico. A análise dos dados foi realizada por meio de categorias, baseadas nas dimensões da Etnomatemática, em que se utilizou recursos da Análise de Conteúdo, indicando as unidades de registros e de contextos. Verificou-se o crescimento do Programa Etnomatemática com o passar dos anos, pois a quantidade de artigos apresentados nos congressos foi aumentando gradativamente. É apresentado um quadro compilando todos os trabalhos levantados no Encontro Nacional de Educação Matemática. Nesse evento, houve muitas publicações em relação aos povos indígenas e a quantidade de artigos de pesquisas foi bem superior ao de relatos de experiências. No Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, houve uma proporção bem maior de pesquisas teóricas em relação às de campo. De acordo com a análise dos títulos e resumos, os temas mais explorados foram: Ensino e Aprendizagem, no SIPEM; Pesquisas de campo e Ensino e Aprendizagem, no ENEM. A temática menos explorada nos dois eventos foi a Formação de Professores.
