ATIVIDADES EXERCIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA COMO PROFESSORA SUPERVISORA DE ENSINO MÉDIO NO PIBID DE GEOGRAFIA

Autores

  • Maria Rosângela Mendes Universidade Estadual de Goiás, Campus Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.31668/rt.v10i02.13128

Resumo

o presente artigo está relacionado às minhas vivências e experiências como professora da Educação Básica em um período de pandemia - com aulas ocorrendo no formato REANP (Regime Especial de Aulas não Presenciais) e posteriormente em regime híbrido - em uma escola em reforma. Relaciona-se também ao meu trabalho como professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aos esforços para que os bolsistas pudessem ter acesso à conteúdos e práticas de qualidade - que pudessem auxiliá-los como futuros professores - mesmo com a impossibilidade do contato direto com os estudantes. O texto resulta dos encontros realizados por meio de plataformas digitais, juntamente com lives, leituras diversas ligadas à temas que permeiam a prática docente, rodas de conversa e troca de experiências. Desta forma, os bolsistas puderam compreender os desafios da profissão docente, assim como produzir materiais e propostas de intervenção nas aulas de Geografia. Este texto também procura evidenciar as dificuldades e desafios em trabalhar com adolescentes do Ensino Médio por meio do REANP e do ensino híbrido, visto que nem todos tinham acesso às tecnologias necessárias para que o processo
de ensino-aprendizagem pudesse ser concretizado. Desta forma, várias modalidades de aulas precisaram ser planejadas para que pudessem atender aos estudantes com acesso à internet e aos que não contavam com as mesmas possibilidades. O ensino remoto foi um desafio também para professores, que precisaram se reinventar para fornecer um trabalho de qualidade, assim como os estudantes, por muitas vezes se encontraram sobrecarregados,
exaustos e sem expectativas. Soma-se a isso os desafios, dificuldades e aprendizado ligados à minha experiência como professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência, em um período de pandemia. Vale ressaltar que assim como as aulas, os encontros do PIBID também foram realizados de maneira virtual - o que se tornou um desafio à interação entre os bolsistas e entre estes e os estudantes. 

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-10-25