Desenho Universal para a aprendizagem
metodologias inclusivas para pessoas com deficiência visual no ensino de geografia
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Pessoas com deficiência visual, Prática docente, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino de GeografiaResumo
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) se constitui como uma ferramenta teórica, de planejamento e implementação de práticas que almejam a inclusão de todos os estudantes, com ênfase em suas potencialidades e singularidades. Nesse sentido, este trabalho apresenta as possibilidades do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no ensino de Geografia, com ênfase na diversidade dos recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Trata- se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, norteada pela perspectiva histórico-cultural e campo dos estudos sobre a deficiência e educação. A utilização dos princípios do DUA nos currículos e nas práticas educativas representa uma articulação entre as diversas possibilidades metodológicas e diferentes modos e condições para aprender, os recursos elaborados para atender as necessidades dos estudantes com deficiência visual, podem ser utilizados por todos.
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