Desenho Universal para a aprendizagem

metodologias inclusivas para pessoas com deficiência visual no ensino de geografia

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Pessoas com deficiência visual, Prática docente, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino de Geografia

Resumo

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) se constitui como uma ferramenta teórica, de planejamento e implementação de práticas que almejam a inclusão de todos os estudantes, com ênfase em suas potencialidades e singularidades. Nesse sentido, este trabalho apresenta as possibilidades do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no ensino de Geografia, com ênfase na diversidade dos recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Trata- se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, norteada pela perspectiva histórico-cultural e campo dos estudos sobre a deficiência e educação. A utilização dos princípios do DUA nos currículos e nas práticas educativas representa uma articulação entre as diversas  possibilidades metodológicas e diferentes modos e condições para aprender, os recursos elaborados para atender as necessidades dos estudantes com deficiência visual, podem ser utilizados por todos.

Biografia do Autor

  • Karoline Oliveira Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Doutoranda do Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO-UEL). Mestre em Geografia pelo Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela UEL. Tem realizado pesquisas nas áreas de educação inclusiva, ensino de geografia, produção de materiais didáticos táteis, políticas públicas e educação inclusiva.

  • Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Docente no curso de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em geografia (mestrado/doutorado) da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Licenciada, bacharel, mestre e doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente/UNESP. Realizou estágio de Pós-doutoramento em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá/UEM. É Especialista em contação de histórias pela Faveni. Tem realizado pesquisas no campo da Geografia Física e Ensino de Geografia, com pesquisas em: Processos Erosivos, Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Educação inclusiva, Produção de materiais táteis, Produção de recursos didáticos para geografia escolar, Contação de histórias, Linguagens e Educação Geográfica.

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Publicado

2024-07-19