A Educação Ambiental e a Base Nacional Comum Curricular

O silenciamento de políticas ambientais nos currículos brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Ensino, Meio ambiente

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é entendida como um documento norteador para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior nas licenciaturas, ou seja, é o coração das reformas atuais. Desta forma, representa um modelo de organização curricular diretamente relacionado à melhoria de indicadores de qualidade. Sendo assim, o objetivo é analisar as publicações referentes à Educação Ambiental e à Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando o instrumento de análise de conteúdo e o software Iramuteq. Conclui-se que há uma preocupação em relação ao silenciamento da Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular, como também, é um documento que influencia diretamente na elaboração dos currículos e na orientação das práticas docentes no ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Édson dos Santos Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Doutorando em Ensino de Ciências na área de concentração em Educação Ambiental e Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC/UFMS), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq.

  • Douglas Henrique Melo Alencar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa de Educação Ambiental. Mestre em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de Formação de Professores e Educação Ambiental. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), membro do membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Saberes e Ciências – SACI/UFMS.

  • Vera de Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ) (1984), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é docente efetiva da UFMS, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências, Pós-graduação Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq.

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Publicado

2025-07-04