Oficina de aproveitamento de sucatas uma metodologia de Educação Ambiental

Autores

  • Romário Rosa Sousa

Palavras-chave:

oficina, sucatas, ensino, aprendizagem, Educação ambiental.

Resumo

O presente artigo teve-se como objetivo principal auxiliar no ensino e aprendizado de Educação Ambiental, utilizando-se como ferramenta pedagógica uma oficina de aproveitamento de sucatas, transformando-as em objetos úteis para a sociedade. O desenvolvimento deste trabalho pedagógico, por meio de aulas práticas com os  professores e alunos do 8º “C” do ensino fundamental e 2º “A” ano do ensino médio em ambas as séries foram da escola estadual Irmã Diva Pimentel na cidade de Barra do Garças-MT. Dessa forma os trabalhos metodológicos foram desenvolvidos em 8(oito) etapas distintas. Vale destacar que participaram do desenvolvimento da oficina didática de aproveitamento de sucatas, aproximadamente, trinta e duas pessoas entre professores, e alunos, no ano de 2016. Do total de trinta e duas pessoas 18 eram do sexo feminino e 14 foram do sexo masculino. Também foi perguntado qual a nota seria atribuída para a oficina de aproveitamento de sucatas, assim visualizou-se nos questionários que 22 participantes deram a nota 10; 6 pessoas deram a nota 9 e para a nota 8 foram 4 pessoas. Quanto o desenvolvimento da oficina pedagógica com sucatas, todos os participantes desejam voltar para fazer novamente a mesma e outras futuras. Os professores solicitaram outros trabalhos e argumentaram que as escolas estão de portas abertas para receber os projetos que venham somar na disseminação do conhecimento e intercâmbio cultural da universidade com a comunidade.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos