Entre as representações e os espaços vividos pelos estudantes geraizeiros no Baixo Vale do Rio Guará- São Desidério, BA: a educação geografica no/do campo
Palavras-chave:
(Não) representações. Cerrados. educação geográfica no/do campo.Resumo
Esse artigo busca analisar o processo de ensino e aprendizagem da Educação no/do Campo em São Desidério, BA com base nas representações e não representações socioculturais dos jovens estudantes geraizeiros do baixo vale do rio Guará, especificamente da Escola Municipal Ovídeo Francelino de Souza. Para isso buscou-se analisar as não representações, os discursos, os saberes, os fazeres e as práticas socioculturais nos espaços vividos e também as representações: mapas mentais. A metodologia baseou-se nos princípios da geografia humana com apoio da análise do discurso, da pesquisa-ação-participante e em trabalhos de campo (estágio de vivência) no espaço escolar e nos espaços vividos pelos geraizeiros. Os resultados apontam para as limitações das representações socioculturais diante das territorialidades do capital interligado com o agronegócio as quais os jovens estudantes geraizeiros enfrentam em seus lugares e espaços vividos. Assim, ao combinarmos as representações com as não representações demonstraram a possibilidade de traduzir, analisar e interpretar os conflitos, as resistências desse grupo social diante das territorialidades do agronegócio nos Cerrados baianos. Além disso, os resultados aqui alcançados podem contribuir uma educação geográfica do/no campo mais contextualizada com os lugares e espaços vividos pelos geraizeiros e outros grupos subalternizados dos Cerrados.
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