Uma reflexão acerca dos saberes sociais de lutas coletivas como processo formativo em Goiás

Autores

  • Joyce de Almeida Borges Universidade Estadual de Goiás / Câmpus Itapuranga
  • José Paulo Pietrafesa Professor da Faculdade de Educação - UFG

Palavras-chave:

Saberes sociais. Formação. Ações coletivas. Organização popular.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as contribuições de práticas de luta ou de saberes sociais como instrumento de formação política que se dão no universo da organização popular, por meio de sindicatos, de movimentos estudantis, de lideranças de partidos, ou participação em pastorais e movimentos sociais. Este artigo é fruto de leituras, reflexões e debates realizados durante a Disciplina de Movimentos Sociais e Educação realizada na Pós Graduação da Faculdade de Educação-UFG (Goiânia) em 2015. A revisão bibliográfica utilizada parte das referencias utilizada na disciplina e de autores como Grymbowski (1988), Arroyo (2014), Loureiro (1988), Guimarães (2014), Freire (2015) Mészáros (2004), Houtart (2006) etc. Como resultados desta reflexão, concluímos que, por meio da práxis o saber social pode ser construído a partir do processo dialético de confrontos entre atores sociais, por meio das palavras, das ações coletivas e individuais, por meio de construções pedagógicas do cotidiano possibilitadas por diferentes meios de formação, como a participação em reuniões, nas místicas, em círculos de debates, em cursos, em equipes de trabalho e palestras. Estes saberes possibilitam novas práticas de enfrentamento coletivo e popular na formação de novos sujeitos históricos capazes de realizar uma leitura mais crítica, política e social do mundo.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos