Letramento: práticas sociais de leitura e escrita no ensino de línguas adicionais

Autores

  • Cláudia Helena Dutra Silva Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)

Palavras-chave:

Letramento. Práticas sociais. Leitura. Escrita. Línguas adicionais

Resumo

Este trabalho visa a refletir sobre o ensino de línguas adicionais voltado para o desenvolvimento do letramento, ou seja, voltado para uma prática pedagógica que contemple a leitura e a escrita como ações sociais. O trabalho baseia-se nos estudos sobre letramento que entendem letramento como um conjunto de práticas organizadas social e culturalmente que envolvem na sua constituição a tecnologia da escrita (SCRIBNER; COLE, 1981; STREET, 1984; HEATH, 2001; GEE, 2004; BARTON, 2007). O artigo está dividido em três seções: na primeira, apresento o conceito de letramento; na segunda, defendo o letramento como meta educacional da escola; na terceira, apresento estudos sobre letramento e ensino de línguas adicionais e discuto a avaliação a partir da discussão aqui proposta. 

Biografia do Autor

  • Cláudia Helena Dutra Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)

    Professora de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

     

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Letramento: práticas sociais de leitura e escrita no ensino de línguas adicionais. (2012). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(1), 25-37. //www.srvojs.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5333