O romanês falado pelos ciganos kalderash do município de Aparecida de Goiânia – Goiás

Autores

  • Elza Kioko Nakayama Nenoki Murata Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Ciganos Kalderash. Romani. Dialeto Romanês

Resumo

Este trabalho visa à identificação do dialeto romanês falado pelo grupo cigano kalderash, de Aparecida de Goiânia, Goiás. Nesta perspectiva, farei um estudo comparativo entre a descrição apresentada por Ian Hancock no livro A handbook of vlax Romani (1995) sobre o romani, língua universal dos ciganos kalderash, e a descrição feita a partir de minha pesquisa de campo na qual convivi semanalmente de agosto de 2009 a agosto de 2010 coletando vocábulos, expressões do romanês e observando o dia a dia desses ciganos. O objetivo deste artigo é mostrar que os dados por mim coletados apontam para o fato de esse grupo não só usar o romanês em diversas situações como conversas entre os familiares, entre os próprios ciganos, nos cultos (são evangélicos), mas que também mantém muito mais da língua original, o romani. Assim, pode-se concluir que se levarmos em conta os aspectos morfológicos e sintáticos do romanês e o seu uso exclusivo entre a família e o grupo, os Kalderash de Aparecida de Goiânia ainda conservam grande parte de sua língua.

Biografia do Autor

  • Elza Kioko Nakayama Nenoki Murata, Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenadora do Núcleo de Pesquisa Linguagem e Imaginário (Nelim). Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

O romanês falado pelos ciganos kalderash do município de Aparecida de Goiânia – Goiás. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 368-383. //www.srvojs.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5424