PREVALÊNCIA DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NUMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM ITUMBIARA-GO
Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Hipertensão arterial sistêmica, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
Introdução e objetivos: O Diabetes mellitus e a Hipertensão Arterial Sistêmica são enfermidades crônicas degenerativas de prevalência mundial. A associação das mesmas está diretamente relacionada ao aumento no risco de doenças renais e cardiovasculares. O acesso aos dados epidemiológicos torna-se necessário para traçar metas de orientação e acompanhamento dos pacientes acometidos por estas enfermidades. O objetivo deste trabalho compreende identificar pacientes portadores de Diabetes e Hipertensão numa Estratégia Saúde da Família no município de Itumbiara-GO. Metodologia: Os dados de prevalência das doenças e medicamentos foram coletados nos registros da unidade de saúde. Resultados e discussões: Foram identificados 145 pacientes prevalecendo o sexo feminino (52,4%). Do total de indivíduos, 106 são portadores de Hipertensão, 14 de Diabetes e 25 possuem as duas doenças associadas. No tratamento da Hipertensão, 58,0% dos pacientes tiveram prescrição de captopril e 51,9% de hidroclorotiazida. Para o tratamento do Diabetes 66,6% glibencamida, 53,8% metformina e 12,8% insulina. O farmacêutico ainda não está inserido nas unidades da Estratégia Saúde da Família do município. Dessa forma, os medicamentos para tratamento de Hipertensão e Diabetes nas unidades são entregues aos pacientes pela equipe de enfermagem. Conclusões: A elevada demanda de pacientes portadores de Diabetes e Hipertensão associada a ausência do profissional farmacêutico inviabiliza o uso racional de medicamentos e ações assistências deste profissional na atenção primária como a Atenção Farmacêutica.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.