DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALITICO PARA QUANTIFICAÇÃO DO VORICONAZOL EM CÓRNEA
Palavras-chave:
Voriconazol, córnea, validação, recuperaçãoResumo
Introdução e objetivos: O voriconazol (VOR) é um novo antifúngico da classe tiazol de amplo espectro1 e, sua administração tópica visa o tratamento de ceratites fúngicas. Entretanto, o desenvolvimento de novas formulações se faz necessário para aumentar a biodisponibilidade ocular do fármaco. Para este propósito, é necessário o desenvolvimento de métodos de quantificação e extração do fármaco em córnea suína. Desta forma, o objetivo foi desenvolver e validar um método analítico capaz de quantificar o VOR na córnea. Metodologia: VOR foi quantificado por CLAE -UV (255 nm), com fase móvel constituída por acetonitrila e água (50:50) e fluxo de 1,0 mL/min. O método foi validado de acordo com os parâmetros do FDA2. Para a recuperação do VOR, as amostras brancas da córnea formam contaminadas com diferentes soluções de VOR, secas e extraídas com metanol, após agitação 60 min em chapa magnética. Resultados e discussões: O método se mostrou especifico (não apresentando picos interferentes no tempo de retenção do VOR), linear (y=19,084x + 2,107, r2= 0,999), preciso e exato (precisão e exatidão inferior a 5%). A recuperação do VOR na córnea foi de 84,79% (± 1,34%) para concentração teórica de 20 mg/mL e 86,09% (± 6,20%) para concentração de 5 mg/mL. Conclusões: O método analítico foi validado e o método de recuperação mostrou-se eficaz para quantificação do VOR na córnea.Referências
HARIPRASAD, M.S.; MIELER, W.F.; LIN, T.K.; SPONSEL, W.E.; GRAYBILL, J.R. Voriconazole in the treatment of fungal eye infections: a review of current literature. Br J Ophthalmol, v. 92, p.871-878, 2008.
FDA, Guidance for Industry. Bioanalytical Method Validation. Center for Drug Evaluation and Research, 2001. Disponível em http://www.fda.gov/cder/guidance.
Downloads
Publicado
2013-09-11
Edição
Seção
Ciências Farmacêuticas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.