EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A TÉCNICA DELPHI COMO ESTRATÉGIA COLABORATIVA E DIALÓGICA NA PESQUISA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Técnica Delphi, Qualidade socialmente referenciada, Pesquisa colaborativa, Educação a DistânciaResumo
Este artigo analisa o uso da Técnica Delphi em pesquisas sobre Educação a Distância (EaD), destacando sua potencialidade como estratégia metodológica crítica, dialógica e colaborativa. Por meio de uma revisão bibliográfica e da sistematização da experiência desenvolvida pela Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, discute-se a transição da Delphi de um enfoque preditivo e tecnocrático para uma abordagem situada, capaz de valorizar saberes diversos e promover processos de construção coletiva do conhecimento. O estudo mostra que, ao ser adaptada a contextos educacionais com base em princípios éticos, democráticos e participativos, a Técnica Delphi pode contribuir para a formulação de referenciais de qualidade socialmente referenciada na EaD, fortalecendo práticas de pesquisa comprometidas com a justiça social e a inclusão.
Referências
ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. A Educação a Distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p. 499-514, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/TYNBQvCBGY8nL83CBjykwSR/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 24 mar. 2025.
ALTINPULLUK, Hakan; KESIM, Mehmet; KURUBACAK, Gulsun. The usability of augmented reality in open and distance learning systems: A qualitative Delphi study. Open Praxis, v. 12, n. 2, p. 243–257, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5944/openpraxis.12.2.1017>. Acesso em: 24 mar. 2025.
ANTUNES, Marcelo Moreira. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista de Educação da PUC-Campinas, Campinas, v. 19, n. 1, p. 63–71, jan./abr. 2014. Disponível em: <https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2616>. Acesso em: 24 mar. 2025.
BUITRAGO, Rubén; SALINAS, Jesús; BOUDE, Oscar. Formalization of a language for the construction of design patterns for learning. Knowledge Management & E-Learning, [S.l.], v. 16, n. 3, p. 424–450, 2024. EISSN 2073-7904. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?q=design+AND+patterns&ff1=pubJournal+Articles&id=EJ1446326>. Acesso em: 24 mar. 2025.
CRUZ RAMÍREZ, Miguel; RÚA VÁSQUEZ, José Alberto. Surgimiento y desarrollo del método Delphi: una perspectiva cienciométrica. Biblios, n. 71, p. 87–104, 2018. DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2018.470. Disponível em: <http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/470>. Acesso em: 24 mar. 2025.
GOMES, Diego Eller; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de; CRUZ, Roberto Moraes; ANDRADE, Dalton Francisco de. Efetividade da formação profissional ofertada na Educação a Distância: validação teórica de um instrumento. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 762-783, jul./set. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s3tnG6wdMRBkvGc8JbbG9jn/?lang=pt>. Acesso em: 24 mar. 2025.
KELLAND, Jennifer H.; KANUKA, Heather. “We just disagree:” Using deliberative inquiry to seek consensus about the effects of e-learning on higher education. Canadian Journal of Learning and Technology, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 1-20, 2007. Disponível em: <https://cjlt.ca/index.php/cjlt/article/view/26437/19619>. Acesso em: 24 mar. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov. Entre conceptualizações e tendencias: qualidade e inovação na EaD. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; SANTOS, Catarina de Almeida (orgs.). Educação a distância e tecnologias: políticas públicas, qualidade e inovação. ANPAE, 2021. v. 1, p. 24–39. Disponível em: <https://anpae.org.br/EDITORA-ANPAE/1-Livros/pdfLivros/Livros2021/0521L-Educacao-a-distancia-e-tecnologiasV1.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Qualidade, e-cidadania e educação a distância: uma relação possível. Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 404–423, 2023. DOI: <https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.77113>. Acesso em: 1 abr. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Entre técnica e método: o Delphi em perspectiva. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FONSECA, Maria Aparecida; MORALES GÁMEZ, María José; DEUS, Karen Brina Borges (orgs.). Técnica Delphi em educação a distância: especificidades e globalidades da qualidade na modalidade. Goiânia: Cegraf UFG, 2024. p. 12-22. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/book/563>. Acesso em: 1 abr. 2025.
MARQUES, Joana Brás Varanda; FREITAS, Denise de. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p. 1–27, maio/ago. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0140>. Acesso em: 24 mar. 2025.
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. O uso da técnica Delphi como alternativa metodológica para a área da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 64–86, 2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/emquestao/article/view/58422>. Acesso em: 24 mar. 2025.
SHELTON, Kaye; A quality scorecard for the administration of online education programs: a Delphi study. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 14, n. 4, p. 36–60, 2010. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ909912>. Acesso em: 24 mar. 2025.
WANG, Xiaman; HAMPTON, John; RITZHAUPT, Albert D; DAWSON, Kara. Trends and Priorities of Educational Technology Research: A Delphi Study. Contemporary Educational Technology, v. 14(4), p. e383, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.30935/cedtech/12317>. Acesso em: 24 mar. 2025.
WHITE, Wendee; SANGSTER, Paola. Exploring wellbeing and remote learning using the Delphi method: engaging teacher education students as co-producers of practice. Journal of Teacher Education and Educators, Bursa, v. 11, n. 1, p. 7–32, 2022. Disponível em: <https://dergipark.org.tr/en/pub/jtee/issue/69772/960082>. Acesso em: 24 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.