EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A TÉCNICA DELPHI COMO ESTRATÉGIA COLABORATIVA E DIALÓGICA NA PESQUISA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Técnica Delphi, Qualidade socialmente referenciada, Pesquisa colaborativa, Educação a Distância

Resumo

Este artigo analisa o uso da Técnica Delphi em pesquisas sobre Educação a Distância (EaD), destacando sua potencialidade como estratégia metodológica crítica, dialógica e colaborativa. Por meio de uma revisão bibliográfica e da sistematização da experiência desenvolvida pela Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, discute-se a transição da Delphi de um enfoque preditivo e tecnocrático para uma abordagem situada, capaz de valorizar saberes diversos e promover processos de construção coletiva do conhecimento. O estudo mostra que, ao ser adaptada a contextos educacionais com base em princípios éticos, democráticos e participativos, a Técnica Delphi pode contribuir para a formulação de referenciais de qualidade socialmente referenciada na EaD, fortalecendo práticas de pesquisa comprometidas com a justiça social e a inclusão.

Biografia do Autor

  • María José Morales Gámez, Universidade Federal de Goiás

    Licenciada em Ciências Naturais com concentração em Química e Biologia pela Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM), Mestre em Gestão de Energias Renováveis pela Universidade Tecnológica Centro-Americana (UNITEC) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. Bolsista do Programa GCUB de Mobilidade Internacional com apoio da CAPES. Professora do Ensino Secundário na área de Ciências Naturais e do Terceiro Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática e Inglês, em Honduras. Membro do Comitê Executivo Nacional da Organização para Mulheres na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD – Capítulo Honduras). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG e da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina, Moçambique e Portugal. Integra a equipe da pesquisa "Inteligência Artificial, Educação superior e EaD: políticas, inclusão, pesquisa científica, cidadania e ética" (2025-atual). Atua nas áreas de Educação a Distância, Tecnologias Digitais na Educação, Inteligência Artificial e Cidadania Digital.


    Lattes: https://lattes.cnpq.br/7150635060001839

  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

    Pedagoga, Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) e Pós-Doutora em Educação (UFMT). Professora do Curso de Pedagogia da UFG  e  atual coordenadora (2022-atual) do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG. Editora chefe  da Revista EmRede (Unirede) e Editora Associada da RBPAE/Anpae. Foi coordenadora geral da Rede de pesquisa em Educação a Distância da região Centro-Oeste (CNPq, 2015-2018; 2019-2021) e atualmente é líder da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina, Moçambique e Portugal (Unirede, 2021-2024 e CNPq, 2023-2026). Pesquisadora do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/RIEH/UFAL) - Pesquisadora, Consultora e Coordenadora Pedagógica da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (UFAL/SEB/MEC, 2023-atual). Coordenadora da Pesquisa "Inteligência Artificial, Educação superior e EaD: políticas, inclusão, pesquisa científica, cidadania e ética" (2025-atual).  Membro representante da UFG da Cátedra Unesco “Inteligência Artificial na Educação Desplugada” (https://ai-education-unplugged.lovable.app/, 2025-atual).

    GEaD: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/291544

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2278807353455371

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Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”