LINGUAGEM, CIÊNCIA E POESIA: APROXIMAÇÕES À LUZ DA BIOLOGIA DO CONHECER
Palavras-chave:
Ciência. Poesia. Linguagem. Biologia do conhecer. Autopoiese.Resumo
A teoria denominada como Biologia do Conhecer, foi proposta por Humberto Maturana a partir da década de 70, no Chile. Desde então essa teoria tem se demonstrado única quanto ao abordar algumas questões fundamentais relativas à vida de forma geral e à humanidade. Também conhecida como a teoria da autopoiese, a biologia do conhecer discute o conceito de vida com uma postura sistêmica e acoplados à dois domínios: fisiológico e linguagem. No domínio fisiológico cada ser vivo é visto como uma unidade autopoietica, que se autorregula como um sistema fechado. No entanto esse sistema se transforma a partir das relações com o ambiente, por meio da linguagem e das emoções. Propomos, neste artigo, discutir as aproximações no que se refere ao conceito de linguagem, de ciência e de poesia, à luz da teoria de Maturana. Para isso, introduzimos o texto e iniciamos apresentando o autor, bem como um panorama geral de sua teoria. Em seguida aprofundamos, respectivamente, a concepção de linguagem e a concepção de ciência para o autor, mostrando suas aproximações. A partir disso, incitamos a concepção de poesia, dada por Maturana na sua obra Cognição, ciência e vida cotidiana e, por fim apresentamos nossas últimas considerações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.