QUANDO O DISCURSO PUBLICITÁRIO RESSIGNIFICA A IDENTIDADE FEMININA - WHEN ADVERTISING DISCOURSE RESIGNIFIES FEMALE IDENTITY

Autores

  • Gisele Fernanda Braga Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Discurso, Identidade, Gênero Feminino. - Key-words, Discourse, Identity, Female Gender.

Resumo

Resumo: Neste artigo, apresentamos uma breve discussão sobre a
constituição da identidade feminina, a partir da veiculação da mulher em
anúncios publicitários de lingeries. À luz dos postulados teóricos da Análise
do Discurso francesa e dos estudos de Michel Foucault, realizamos uma
reflexão com base na análise de dois anúncios publicitários de lingeries que
veiculam a mulher em suas imagens, enquanto lugar de discursividade que
traduz um movimento entre os efeitos de sentidos produzidos no plano
sagrado e no profano.


Palavras-chave: Discurso, Identidade, Gênero Feminino.


Abstract: This article presents a brief discussion about the constitution of
female identity, from the placement of women in advertisements for lingerie.
In light of the theoretical postulates of French Discourse Analysis and the
studies of Michel Foucault, we held a discussion based on analysis of two
lingerie commercials that convey the woman in their images, as a place of
discourse that reflects a movement among the effects of meanings generated
at the sacred and the profane planes.


Key-words: Discourse, Identity, Female Gender.

Biografia do Autor

  • Gisele Fernanda Braga, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas
  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/CAr. Professora de Linguística da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre