EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - INCLUSIVE EDUCATION: THE CHALLENGE OF TEACHER EDUCATION

Autores

  • Lívia Ramos de Souza Silva Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Inclusiva. Formação de Professores. Currículo. - Keywords, Inclusive education. Teachers’ training. Curriculum.

Resumo

Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica
e apresenta reflexões sobre o desafio da formação de professores para
a educação inclusiva. O trabalho se inicia com uma breve abordagem
dos termos relevantes da concepção de educação inclusiva a fim de
situar o leitor neste novo paradigma de educação. Em seguida, é
realizada uma análise acerca da necessidade de se pensar uma
mudança no currículo dos cursos de formação de professores com o
fim de se formar efetivamente o profissional docente para a educação
inclusiva. Em última análise, o artigo aponta propostas de
remodulação curricular desenvolvida em pesquisas na área
educacional.


Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação de Professores.
Currículo.


Abstract: The present paper is resulted of a bibliographical research
and presents reflections about the challenge of the teachers’ training
for the inclusive education. The study begins with a brief boarding of
the important terms of the conception of inclusive education in order
to point out the reader in this new education paradigm. After that, an
analysis upon the necessity of thinking a change in the teachers
courses’ curriculum is accomplished. Its goal is to form the
professional (teacher) to the inclusive education effectively. In one
last analysis, the article points out proposals of curricular remodeling
developed in research in the educational area.


Keywords: Inclusive education. Teachers’ training. Curriculum.

Biografia do Autor

  • Lívia Ramos de Souza Silva, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Pós-Graduanda em Docência Universitária. Especialista em Psicopedagogia. Pedagoga. Professora da Prefeitura Municipal de Inhumas – GO.
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Doutoranda em Políticas Públicas. Mestre em Educação Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ/UEG. Pedagoga. Especialista em Planejamento Educacional. Professora de Educação e Diversidade e Prática Pedagógica no curso de Pedagogia da UEG – Inhumas.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre