PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ENSINOS METALINGUÍSTICO E TEXTUAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - ACQUISITION PROCESS OF WRITTEN LANGUAGE: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN METALINGUISTIC AND TEXTUAL TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE

Autores

  • Kellen Millene Camargos Resende Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Melina Cristina Costa Prado Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Enes Carvalho Freire Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Escrita. Método metalinguístico. Método textual. - Keywords, Writing. Metalinguistic method. Textual method

Resumo

Resumo: O desenvolvimento da habilidade escrita constitui-se, entre as
habilidades básicas de ensino, um dos maiores desafios para os professores de
Língua Portuguesa. Para compreender melhor o desenvolvimento dessa
habilidade, este trabalho analisou o processo de aquisição da linguagem escrita
em dois métodos de ensino da língua portuguesa: um que prioriza o ensino da
língua de forma metalinguística, que parte do estudo estrutural de frases e
orações, ainda que retiradas de texto, focado, ainda, na aquisição das
nomenclaturas gramaticais; e um outro, voltado ao ensino da língua mediante o
uso do texto, em que os fenômenos linguísticos são observados na tessitura
textual. O objetivo do estudo foi comparar o ensino aprendizagem da habilidade
escrita da língua portuguesa nos dois métodos. Foram escolhidas, como sujeitos
de pesquisa, turmas de 6o e 9o anos do Ensino Fundamental. O aspecto que
motivou a escolha dessas turmas foi por corresponderem às fases inicial e final
do Ensino Fundamental, etapas importantes na indicação do nível de
aprendizagem da linguagem escrita. O estudo revelou que as duas formas de
ensino favorecem a aprendizagem gramatical, contudo o segundo método,
baseado no uso do texto, favorece também o desenvolvimento da consciência
sobre os elementos de textualização.


Palavras-chave: Escrita. Método metalinguístico. Método textual.


Abstract: The writing skill development is, among the basic teaching skills, one
of the biggest challenges for teachers of Portuguese Language. For understanding better the development of this ability, this study examined the
acquisition of written language in two methods of Portuguese language teaching:
one emphasizes the metalinguistics teaching, that is set on the structural study of
phrases and sentences, though taken out from texts, focusing on the acquisition
of grammatical classifications; the other is aimed at teaching the language
through the use of text, in which linguistic phenomena are observed in the
textual issue. The aim of this study was to compare the teaching and learning of
Portuguese language writing skill in the two methods. Students in the 6th and
9th grades of elementary school were chosen as research subjects. The aspect
that motivated the choice of these students was because they correspond to the
initial (6th year) and final (9th year) phases of elementary school, important
steps to indicate the level of written language learning. The study revealed that
both ways of teaching provide the grammar learning, however the second
method, based on the use of text, also provides the development of an awareness
of the text aspects.


Keywords: Writing. Metalinguistic method. Textual method

Biografia do Autor

  • Kellen Millene Camargos Resende, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Estudos Literários pela UFG. Coordenadora-líder da pesquisa. Professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas.

  • Melina Cristina Costa Prado, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Bolsista PVIC. Graduada em Letras Português/Inglês na UEG – UnU-Inhumas.
  • Enes Carvalho Freire, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Pesquisadora voluntária. Graduada de Letras Português/Inglês na UEG – UnU-Inhumas.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre