SALA DE AULA: POR UM ENFOQUE DIALÓGICO NO TRABALHO COM A LEITURA DE ENUNCIADOS NO GÊNERO PROVA
Palavras-chave:
Enunciados de prova. Leitura. Compreensão. Palavra.Resumo
Este estudo tem como objetivo relatar um recorte da pesquisa intitulada: Práticas de leitura: (re) significando saberes a partir de uma leitura dialógica do enunciado em prova, que teve como objetivo geral discorrer sobre como o aluno lê/compreende os enunciados em uma prova e que relação estabelece com a professora estando submetido a uma avaliação. Tomamos por base a perspectiva enunciativo-discursiva bakhtiniana, a qual concebe a língua como um fato sócio histórico cultural utilizada por indivíduos historicamente situados. Nesse estudo, denominamos de enunciado da questão (EQ) os comandos da prova e enunciado texto (ET) o gênero discursivo utilizado na prova. Nosso objetivo é investigar em que medida os sujeitos leitores compreendem os (EQ ↔ ET), considerando os diálogos passados, a palavra (mesma) em outro contexto histórico, carregada de sentidos e atualizada conforme o momento da enunciação. Tendo como referência a correção da professora e os enunciados produzidos pelos alunos, elaboramos categorias de análise que serviram de subsídio para esta investigação. A professora, no processo de correção, considerou questões como Resposta Certa; Resposta Errada e Resposta Incompleta (meia questão). Dessa forma denominamos nossas categorias de análise como: Categoria Certa (CC); Categoria Errada (CE); Categoria Incompleta (CI). A orientação metodológica adotada teve como métodos: o estudo de caso de André (2000) e Yin (2015), o sociológico e/ou discursivo de Bakhtin/Volochínov (2009) e o indiciário (qualitativo) de Ginzburg (1989). Para o propósito deste artigo, elencamos como recorte as questões (Q1) e (Q2), mais especificamente, que estão inseridas dentro da (CE).Downloads
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