APRENDENDO AS REGRAS DE SEGURANÇA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA
DOI:
https://doi.org/10.31668/0a177a76Palavras-chave:
Laboratório virtual; Ensino de Química; Tecnologias Digitais.Resumo
As metodologias ativas vêm sendo discutidas na literatura na última década, no entanto, pouco se tem falado sobre o uso desta metodologia no desenvolvimento de conteúdos experimentais. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o uso da sala de aula invertida na abordagem das regras de segurança de um laboratório de Química. Apoiados na metodologia do Design Science Research, planejou-se e implementou-se uma atividade para 62 alunos regularmente matriculados no primeiro semestre de um curso na área das Ciências Rurais. Foram instrumentos de coleta de dados um questionário incluído na própria atividade, bem como o diário de bordo dos pesquisadores. Os dados retornantes da pesquisa apontam para uma grande aceitabilidade dos estudantes em relação a metodologia e ferramenta utilizada, o passeio virtual consorciado com questionário online. Os estudantes destacaram em sua análise a potencialidade da metodologia, bem como a possibilidade de se instrumentar para a conduta no laboratório experimental.
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