APRENDENDO AS REGRAS DE SEGURANÇA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/0a177a76

Palavras-chave:

Laboratório virtual; Ensino de Química; Tecnologias Digitais.

Resumo

As metodologias ativas vêm sendo discutidas na literatura na última década, no entanto, pouco se tem falado sobre o uso desta metodologia no desenvolvimento de conteúdos experimentais. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o uso da sala de aula invertida na abordagem das regras de segurança de um laboratório de Química. Apoiados na metodologia do Design Science Research, planejou-se e implementou-se uma atividade para 62 alunos regularmente matriculados no primeiro semestre de um curso na área das Ciências Rurais. Foram instrumentos de coleta de dados um questionário incluído na própria atividade, bem como o diário de bordo dos pesquisadores. Os dados retornantes da pesquisa apontam para uma grande aceitabilidade dos estudantes em relação a metodologia e ferramenta utilizada, o passeio virtual consorciado com questionário online. Os estudantes destacaram em sua análise a potencialidade da metodologia, bem como a possibilidade de se instrumentar para a conduta no laboratório experimental.

Biografia do Autor

  • Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorado em Eletroquímica pelo IQSC/USP e em Engenharia Elétrica pela UEL. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Química e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica e no ensino mediado por tecnologias.

  • Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado e Doutorado Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutoramento em Síntese Quiral UNICAMP. MBA Executivo em Gestão Empresarial (CESUMAR) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM. Foi Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi/RS. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos e Auditoria Ambiental. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM.

Publicado

2025-07-04