Questão agrária no Brasil: recuperando a terra e o trabalhador como elementos centrais no debate contemporâneo
Resumo
Resumo
O objetivo do artigo é retomar o debate em torno d questão agrária tomando como ponto de partida o desenvolvimento do capitalismo no campo como pressuposto para recuperar os seus determinantes a partir da diferenciação dos seus sujeitos frente à terra. Para tanto parte-se da categoria renda da terra, que não pode ser compreendida sem o estudo do capital, que em seu movimento em busca da reprodução no campo produz o capitalista, sua antítese que é o trabalhador assalariado e o posseiro sua negação. Defende-se que a expropriação dos trabalhadores da terra se configura como uma forma de acumulação por espoliação, o que faz da questão da terra um tema central para compreensão da dinâmica espacial atual da acumulação capitalista. E a disputa política pela terra após a modernização conservadora surge como uma “nova” questão agrária determinada por um novo contexto político-econômico, mas que na essência não se modifica.
Palavras-chave: Questão Agrária. Renda da Terra. Capital. Trabalhador.
Abstract
The objective of this article is to resume the debate on the agrarian question , taking as its starting point the development of capitalism in the field as a precondition to recover its determinants from the differentiation of the subject across the land . For this part is the category rent of land , which can not be understood without the study of capital , which in its search in motion reproduction in the field produces the capitalist, its antithesis is the employed and the squatter his denial . It is argued that the expropriation of land workers is configured as a form of accumulation by dispossession , which makes the land issue a central theme for understanding the current spatial dynamics of capitalist accumulation . The political dispute over the land after the conservative modernization appears as a "new" agrarian question determined by a new political -economic context, but in essence does not change.
Key words: Question Land. Land Income. Capital. Worker.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).