Dois Brasis e a educação em São Bernardo
Resumo
Resumo
Este artigo busca ler a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, a partir das reflexões sobre a cultura brasileira e a educação presentes na obra A educação entre dois mundos (1958), de Fernando de Azevedo. Tenta assim mostrar como a obra de Graciliano Ramos, publicada em 1933, no âmbito ficcional, desenha perfis culturais moldados nas concepções distintas de educação e de formação a que se refere Azevedo, mostrando um painel social fiel ao Brasilda época. Nesse sentido, São Bernardo, de Graciliano Ramos, romance ambientado em uma fazenda da zona rural brasileira, nos anos de 1930, pinta um painel da conjuntura político social da época, que se aproxima das observações feitas por Fernando de Azevedo sobre o Brasil daquele momento, calcadas na perspectiva de que a compreensão do País poderia ser alcançada mediante o estudo das relações mais particulares praticadas nas vilas do interior, nas relações familiares, nos costumes locais e nas relações de trabalho ali desenvolvidas. Num sentido geral, Azevedo fala de um país de dimensões continentais mergulhado em condições de desenvolvimento social primárias em tensão com um país em processo de industrialização. Uma nação que sofria mudanças e resistia a elas, portanto, dividida em duas realidades sociais e políticas.
Palavras-chave: São Bernardo. Educação. Cultura. Fernando de Azevedo.
Abstract
This article aims to analyze the book São Bernardo (Graciliano Ramos, 1979), from the reflections on Brazilian culture and education present in a book of Fernando de Azevedo: A educação entre doismundos (1958). It tries to show how the work of Graciliano Ramos shows the cultural profiles molded in the distinct conceptions of education and formation, according to Azevedo. São Bernardo is a novel set in a farm in the Brazilian countryside in the 1930s, which demonstrates the social political conjuncture of the time, also analyzed by Azevedo. This author believes that the understanding of the peoples's behavior can be achieved by studding the private relationships, in the villages, the families and the local behavior. In general, Azevedo discuss about a country with continental dimensions, where the conditions of social development are far away of the industrialization process.Therefore, it's a whole country divided into two social and political realities.
Keywords: São Bernardo. Education. Culture. Fernando de Azevedo.
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