Tambor de Crioula: a preservação da identidade e memória negra no período quinhentista brasileiro sob o enfoque historiográfico
Resumo
Resumo: O presente trabalho busca analisar algumas músicas das rodas de Tambor de Crioula maranhense sob a perspectiva da Historiografia Linguística, tendo como fundamentação teórica os historiógrafos e historiadores Koerner (1996), Ferretti (2002).Sobre os estudos lusófonos: Bastos; Palma (2004). Para isto, serão analisadas algumas letras das músicas cantadas nas rodas de Tambor de Crioula do período colonial brasileiro e propagada por meio das rodas desde então. Pretende-se, por meio dessas analises historiográfica, investigar quais as influências e contribuições dessas músicas para a formação e preservação da identidade e memória negra daquele povo maranhense. É relevante ressaltar que nesse período existia ainda o regime de escravidão no Brasil e que muitos negros eram falantes do Português Angolano.
Palavras-chave: Tambor de Crioula. Memória. Historiografia Linguística.
Abstract: The present work seeks to analyze some songs presented by “Tambor de Crioula” from Maranhão from the perspective of Linguistic Historiography, it has as theoretical foundation the historiographers and historians Koerner (1996), Ferretti (2002). About Lusofonia studies: Bastos; Palma (2004). For this, some lyrics of the songs that have been singing in the circle of “Tambor de Crioula” since the Brazilian colonial period until nowadays will be analyzed. It is intended, through these historiographic analyzes, to investigate the influences and contributions of these songs for the formation and preservation of the identity and black people memory of the people from Maranhão. It is important to emphasize that in this period there was still the slavery regime in Brazil and that many blacks were speakers of Angolan Portuguese.
Keywords: Tambor de Crioula. Memory. Linguistic Historiography.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).