REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EQUIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12277Palavras-chave:
Formação docente, Diversidade sexual, Docência LGBTQIA, Docência LGBT, Docência LGBTTQIAResumo
O presente estudo tem por objetivo refletir de que maneira práticas pedagógicas, na perspectiva da diversidade sexual e de gênero, interferem no processo de formação docente, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa. No tocante ao método optei pelas narrativas (auto)biográficas, por entender que o mesmo possibilitaria captar melhor as narrativas inerentes a vivências das subjetivações de gênero, sexualidade e diversidade sexual dos/as entrevistados/as, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. A pesquisa contou com a colaboração de sete egressos/as e estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. A partir das análises é possível inferir que se faz necessário pensar a formação docente de maneira que assegure efetivamente a problematização de temas relacionados às questões de gênero, sexualidades, diversidades sexuais, étnicas, geracionais, dentre outras. É preciso ressaltar ainda que pesquisar sobre gênero e diversidade sexual se constitui enquanto desafio, tanto por parte dos/as colaboradores/as, quanto por parte dos/as pesquisadores/as, se considerarmos o caráter transformador que um estudo com essa dimensão pode suscitar na comunidade acadêmica, na sociedade e de maneira mais direta na vida de pessoas LGBTTQIA+.
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