REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EQUIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12277

Palavras-chave:

Formação docente, Diversidade sexual, Docência LGBTQIA, Docência LGBT, Docência LGBTTQIA

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir de que maneira práticas pedagógicas, na perspectiva da diversidade sexual e de gênero, interferem no processo de formação docente, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa. No tocante ao método optei pelas narrativas (auto)biográficas, por entender que o mesmo possibilitaria captar melhor as narrativas inerentes a vivências das subjetivações de gênero, sexualidade e diversidade sexual dos/as entrevistados/as, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. A pesquisa contou com a colaboração de sete egressos/as e estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. A partir das análises é possível inferir que se faz necessário pensar a formação docente de maneira que assegure efetivamente a problematização de temas relacionados às questões de gênero, sexualidades, diversidades sexuais, étnicas, geracionais, dentre outras. É preciso ressaltar ainda que pesquisar sobre gênero e diversidade sexual se constitui enquanto desafio, tanto por parte dos/as colaboradores/as, quanto por parte dos/as pesquisadores/as, se considerarmos o caráter transformador que um estudo com essa dimensão pode suscitar na comunidade acadêmica, na sociedade e de maneira mais direta na vida de pessoas LGBTTQIA+.

Biografia do Autor

  • Pedro Paulo Souza RIOS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA - Universidade do Estado da Bahia, Pós-Graduado em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Educação Ambiental - FACINTER; e Filosofia Contemporânea - Faculdade São Bento; Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade Cândido Mendes; Licenciado em Pedagogia - UNEB; Filosofia - FBB; Bacharel em Teologia Faculdade Católica do Ceará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão - GENESES-Sertão; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotado no Campus VII em Senhor do Bonfim. Professor Visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência na área de: Educação. Gênero e Sexualidade, Currículo, Filosofia da Educação, Antropologia da Educação e Cultural, Educação de Jovens e Adultos, Educação Contextualizada e Estágio Curricular Supervisionado e Currículo.

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Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

DOSSIÊ LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EQUIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 02, p. 22, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i02.12277. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/12277.. Acesso em: 15 ago. 2025.