BIXAS NA ENCRUZILHADA

MEMÓRIAS ESCOLARES NUMA PERSPECTIVA EXUSÍACA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12444

Palavras-chave:

Bixas, educação, Exu

Resumo

O presente artigo, estruturado na forma de um tridente duplo, apresenta as vozes de três bixas acadêmicas, buscando o resgate de partes de suas memórias escolares, para, através destas, ensaiar uma autoetnografia baseada na pedagogia das encruzilhadas. Com isso, há a constatação do quanto a colonialidade se faz presente nas memórias escolares, estruturando assim um espaço escolar marcado pelas violências de gênero e sexuais. Para além da constatação citada, o que se busca, por meio desse exercício de escrita decolonial, é refletir o quanto que os saberes macumbísticos - tão depreciados pela ciência colonialista - podem auxiliar na construção de um processo educacional que se pretenda menos violenta para com os corpos bixas.

Biografia do Autor

  • Charlie Drews Tomaz dos SANTOS, Universidade Federal do ABC (UFABC)

    Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2008) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2017). É mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (2020), onde desenvolveu pesquisas sobre teoria queer e educação em sexualidade. Atualmente é Diretor Escolar da rede municipal de São Bernardo do Campo (SP) e doutorando do programa de Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC) desde 2021.

  • João Rodrigo Santos da SILVA, Universidade Federal do ABC (UFABC)

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), possui mestrado em Ciências/Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo no programa de Botânica do instituto de biociências com projeto voltado para o Ensino de Botânica. Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Biologia e formação de professores.

  • Daniel Manzoni de ALMEIDA, Université Bretagne Occidentale, Brest, França

    É escritor, pesquisador e professor. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2004), em Filosofia pelo centro Universitário Assunção (2016) e em Letras pela Universidade Nove de Julho (2018). É mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2007), doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Atua na linha de pesquisa em ensino de ciências e direitos humanos.

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Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

DOSSIÊ LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO

Como Citar

BIXAS NA ENCRUZILHADA: MEMÓRIAS ESCOLARES NUMA PERSPECTIVA EXUSÍACA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 02, p. 26, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i02.12444. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/12444.. Acesso em: 15 ago. 2025.