Entrevista com Janira Sodré Miranda

Autores

  • Euzebio Fernandes de Carvalho Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cidade de Goiás
  • Josilene Silva Campos
  • Janira Sodré Miranda

Resumo

Desde que chegou em Goiás e em Goiânia, Janira Sodré Miranda já se destacava nos espaços acadêmicos. À frente da direção do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, mantido pela PUC-GO, ela iniciou seu contato com o meio cultural e acadêmico goiano. Seu trabalho nesta área foi reconhecido, por mais de uma vez, pelo poder público estadual. Seu trânsito freqüente entre diferentes e importantes instituições, como o Instituto Federal de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ampliaram sua visibilidade e atuação. Contudo, e para além disto, a aproximação com os movimentos sociais, principalmente, o movimento de mulheres negras organizadas, na capital goiana, representou uma virada em sua trajetória profissional e pessoal. Seu protagonismo à favor da construção de uma sociedade sem racismo, especialmente, junto às mulheres negras e aos estudantes universitários negros e negras impactaram sua forma de estar e de se produzir no espaço.

Ao longo do mês de junho de 2015, realizamos a entrevista que os leitores terão acesso, na sequência deste texto. As perguntas foram previamente discutidas entre os entrevistadores e, na sequência, submetidas à avaliação da entrevistada, para sua avaliação e contribuições. Finalizada esta parte, as questões foram enviadas por e-mail à professora Janira Sodré Miranda, para que fossem respondidas da forma que melhor se adaptasse ao seu cotidiano de trabalho. Essa metodologia teve por objetivo produzir um documento, a entrevista, de forma que pudesse articular a experiência de vida e a formação e trajetória profissional da entrevistada. Ao mesmo tempo, o desafio que se apresentava era conjugar essa dimensão  pessoal da entrevistada à partir de sua formação, de seu pensamento e de sua prática.

Biografia do Autor

  • Euzebio Fernandes de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cidade de Goiás
    Atuo no ensino superior de Didáticas, Práticas e Estágios em História, na Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Goiás. Fiz mestrado em História (PPGH/UFG/2008) com pesquisa sobre os sentidos da devoção a "Nossa Senhora do Rosário dos Pretos", na Cidade de Goiás (fim do XIX/início XX). Cursei especialização em Formação de Professores e História Cultural (UCG/2005). Graduei-me em História, com licenciatura e bacharelado (UCG/2002). Minha área de interesses e atuação profissional (ensino, pesquisa e extensão) volta-se para os Ensinos/aprendizagens dos conhecimentos e saberes históricos com concentração em: a) Didática da História (na reflexão meta-teórica de origem alemã); b) Educação Histórica; c) Estágio reflexivo em história; d) História e Linguagens (cinema, música e literatura); e) Histórias das africanidades brasileiras; f) História de Goiás.

Downloads

Edição

Seção

ENTREVISTA

Como Citar

Entrevista com Janira Sodré Miranda. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 153–161, 2015. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4049.. Acesso em: 4 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>