RETALHOS DE UMA EXPERIÊNCIA FEMININA: MESTRA LILI, PROFESSORA PÚBLICA DA CAPITAL GOIANA (1858-1945)

Autores

  • Euzebio Fernandes de Carvalho Universidade Estadual de Goiás/UnU Porangatu

Palavras-chave:

Mestra Lili. Luisa Joaquina da Silva Marques. Trabalho docente. Cidade de Goiás. História da Educação. Moralidade.

Resumo

Mestra Lili (1858-1945) foi uma das primeiras professoras do estado a receber uma formação profissional para o exercício do magistério. Em 1884, ela ingressou na primeira turma da escola Normal de Goiás e aos 31 anos, recebeu sua nomeação para mestra de meninas, como funcionária pública. A partir daí, sua energia de vida afetou aquela sociedade deixando uma série de indícios que são costurados no presente texto. A partir do Memorial de Lembrança, escrito por Anna Joaquina (1855-1932), irmã da mestra, e das lembranças transformadas em poesia de Cora Coralina, uma ilustre ex-aluna de Lili, junto retalhos para costurar a colcha biográfica da velha mestra. Ao passo que reconstituímos traços das condições materiais para o exercício do trabalho docente naquelas circunstâncias, também evidenciamos o processo de transformação da moralidade em curso na sociedade vilaboense entre a passagem do século XIX para o XX.

Biografia do Autor

  • Euzebio Fernandes de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás/UnU Porangatu
    Atuo no ensino superior de Didáticas, Práticas e Estágios em História, na Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Porangatu (Norte Goiano). Fiz mestrado em História (PPGH/UFG/2008) com pesquisa sobre os sentidos da devoção a "Nossa Senhora do Rosário dos Pretos", na Cidade de Goiás (fim do XIX/início XX). Cursei especialização em Formação de Professores e História Cultural (UCG/2005). Graduei-me em História, com licenciatura e bacharelado (UCG/2002). Minha área de interesses e atuação profissional (ensino, pesquisa e extensão) volta-se para os Ensinos/aprendizagens dos conhecimentos e saberes históricos com concentração em: a) Didática da História (na reflexão meta-teórica de origem alemã); b) Educação Histórica; c) Estágio reflexivo em história; d) História e Linguagens (cinema, música e literatura); e) Histórias das africanidades brasileiras; f) História de Goiás.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

RETALHOS DE UMA EXPERIÊNCIA FEMININA: MESTRA LILI, PROFESSORA PÚBLICA DA CAPITAL GOIANA (1858-1945). Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 18–39, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/876.. Acesso em: 4 maio. 2025.