A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO
Palavras-chave:
docência universitária, ensino, socialização profissionalResumo
A questão da formação de professores, a estrutura do conhecimento pedagógico tem sido temas frequentes nos debates em todo o país. Dessa maneira, tivemos como questionamento: como ocorre o processo de constituição da docência de professores que se encontram em início de carreira na educação superior, na área de Ciências Humanas? Objetivamos investigar como ocorre o processo de constituição da docência no decorrer da formação e da prática dos professores em início de carreira na educação superior. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, alem da realização de questionários e entrevistas reflexivas junto aos professores recém concursados de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A pesquisa demonstrou que a constituição da docência relaciona-se às condições objetivas e subjetivas. Assim, configura-se como um desafio à docência universitária a ampliação de estratégias formativas que sejam organizadas de forma sistemática no decorrer da trajetória profissional do professor.